Construção da estrada se tornou prioridade do prefeito Ruan Mattos e do vice Lira Castro e contou com o grande apoio do governador do Acre, Gladson Cameli e do Amazonas, Wilson Lima
O município de Envira (AM) viveu um dia mais que histórico nesta quarta-feira (14) por conta de um fato inédito. Chegou oficialmente a cidade o primeiro carro pela estrada que agora já liga definitivamente o município amazonense ao acreano de Feijó (AC) num grande avanço e novo marco para o desenvolvimento da região.
Admirado com a poeira da estrada um ancião comemorou o evento e emocionado disse que era para ter parado tudo na cidade para comemorar o grande momento esperado por décadas. “Só queria morrer depois de ver esse ramal pronto. Graças à Deus o Envira saiu do isolamento e agora vai ter progresso, vai ficar só o ouro Agora”, disse.
No dia anterior um motociclista fez o trajeto de cerca de 126 quilômetros entre as cidades de Envira e Feijó em 2:20 horas e também comemorou. “A estrada está só um filé”, disse André Martins em suas redes sociais numa mensagem para o vídeo-repórter Chiquinho R7, de Tarauacá, depois de retornar do município amazonense.
A notícia, com certeza, merece muita comemoração, mas é apenas o resultado de um trabalho determinado do jovem prefeito Ruan Mattos e do seu vice-Lira Castro que contaram também com o apoio irrestrito do governador do Estado do Acre, Gladson Cameli e do governador do Amazonas, Wilson Lima para a concretização do sonho de décadas.
Ao assumir a Prefeitura de Envira num momento de muitas dificuldades por conta do abandono que a cidade vivia pela desastrada administração do ex-prefeito que deixou o município inadimplente e sem condição de receber recursos de convênios Ruan Mattos traçou o plano de integração com o município de Feijó como uma das prioridades.
Agora, depois de muito trabalho, idas e vindas à Manaus e ao Acre para debater desde o licenciamento até a abertura da estrada o médico Klinton, um envirense que saiu para estudar e seu parceiro Bené, que é supervisor da primeira infância do município de Feijó, estacionou seu jipe, para comemorar, aos pés da estátua do Cristo Redentor, no centro do município amazonense, num dos maiores feitos da história de Envira.
No mês de Maio o Deracre levou uma balsa para fazer a travessia do Rio Jurupari
Em julho de 2020 o governador Gladson Cameli deu início aos trabalhos de abertura do ramal no lado acreano e assegurou mais um importante avanço para a realização de um antigo sonho das populações de Feijó/AC e Envira/AM: a ligação terrestre entre os dois estados, pelas duas cidades, com a abertura de uma estrada de, na época, 90 quilômetros de extensão.
Do lado acreano, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) concluiu o processo de licenciamento ambiental para o trecho de 26 quilômetros de floresta nativa que será impactado pela obra e presidente do órgão, André Hassem destacou a abertura da estrada foi um compromisso firmado pelo governador Gladson Cameli com a população da região Tarauacá/Envira.
Em dezembro de 2021 uma comitiva da Secretaria de Infraestrutura do governo do Amazonas esteve na capital acreana, Rio Branco, , para tratar do acesso de Envira/AM a Feijó/AC com o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). O encontro abordou a pavimentação de uma estrada vicinal que reduziria a distância entre os dois municípios.
E de lá para cá a determinação da gestão do prefeito Ruan Mattos e do vice-Lira Castro não parou com muitas idas e vindas em Manaus e ao Acre para que o sonho, que agora se concretiza, se tornasse realidade movida pela visão do prefeito de que a integração rodoviária é a porta de entrada para o desenvolvimento do Envira e dos outros municípios vizinhos.