Uma equipe da 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran), de Cruzeiro do Sul, por meio da Coordenação de Educação de Trânsito e também de Fiscalização, realizou uma intensa campanha de conscientização de condutores e pedestres e alerta para os perigos do trânsito com o objetivo de garantir uma festa carnavalesca de paz.
A chefe da 1ª Ciretran, Erissa Lima, destacou a importância da campanha educativa no período carnavalesco, realizado pela equipe de Educação de Trânsito e ressaltou que foram realizadas abordagens aos foliões na chegada e durante o vento com orientações preventivas.


A campanha da Lei Seca – Em Defesa da Vida, “Bebida e Direção? Não. Essa Mistura Não Combina. Se Beber Não Dirija”, foi massificada durante o evento com boa aceitação dos foliões. “Qualquer quantidade de álcool no sangue retarda seus reflexos e diminui sua noção de perigo”, alerta o abanador distribuído.

A coordenadora de Educação de Trânsito da 1ª Ciretran, Gabriela Lima, destacou que durante as quatro noites da festa carnavalesca foram realizadas orientações para condutores de veículos como a escolha do motorista da rodada que recebia uma pulseira e ficava responsável para levar os colegas da turma para casa em segurança por não ter ingerido bebida alcoólica na noite.

Pedestres também foram orientados para tomar os cuidados necessários para sua segurança durante seu deslocamento para a festa carnavalesca e também para suas casas e ainda para a população utilizar o transporte alternativo para evitar conduzir seus veículos depois de ingerir bebida alcoólica.

Nos panfletos, ventarolas e materiais educativos a mensagem para que o folião não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica, redobrar os cuidados, atravessar na faixa, utilizar o semáforo no foco do pedestre, não andar em fila dupla na via e cuidados com imprudência ao volante para que todos pudessem dar sua contribuição.
A avaliação do trabalho foi muito boa, segundo Gabriela Lima, com uma festa sem sinistro, sem vítima fatal e com uma boa receptividade das orientações pela população que interagiu muito com a equipe da 1ª Ciretran durante as quatro noite da festa carnavalesca.
Veja a entrevista concedida pela coordenadora da Educação de Trânsito da 1ª Ciretran, Gabriela Lima:

