A Escola de Krav Magá Black River, de Cruzeiro do Sul, realizou, no início da noite desta sexta-feira (29), o terceiro Exame de Graduação de 14 alunos que passaram da faixa branca para a amarela, da amarela para a laranja e da laranja para a verde, graduações conquistadas pelos mesmos de acordo com o aperfeiçoamento das técnicas de autodefesa.
Criado durante a guerra para a guerra o Krav Magá tem como sua base de ensinamentos a sobrevivência voltados para o dia a dia das pessoas, em que o praticante desse sistema de defesa pessoal não terá oponente e sim, agressor e possui um treinamento de defesa pessoal que pode ser ensinado para qualquer público, ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos.
Em Cruzeiro do Sul a técnica do Krav Magá está sendo ensinada pelo instrutor Jackson Ihuaraqui, que é formado pela academia Black River, localizada na cidade de São José do Rio Preto-SP. A técnica do Krav Magá, foi criada por Imi Lichtenfeld ,Húngaro naturalizado Israelense nos anos 40, precisamente na Segunda Guerra Mundial.
Jackson Ihuaraqui enfatiza que o Krav Magá pode ser ensinado para pessoas de qualquer faixa etária desde que tenham condições físicas e que estejam dentro dos parâmetros do código de conduta da academia. “As faixas de Krav Magá variam de acordo com a cor: branca, seis a 12 meses; amarela, 1 anos; Laranja, 18 meses; Verde, 18 meses e Azul, 24 meses”, explica o instrutor.
“O Krav Magá já tem um tempo em Cruzeiro do Sul, começou antes da pandemia, as atividades foram paralisadas, mas depois já retomamos os treinamentos, é uma realidade que está presente na vida da sociedade, se faz presente em muitas partes do Brasil e do mundo com alunos a partir de 11 anos de idade e abraça toda classe de pessoas”, enfatiza.
Ao destacar a importância das atividades físicas para o ser humano o instrutor Jackson Ihuaraqui , que é graduado em Faixa Preta de Taekwondo, lembra que iniciou no Krav Magá depois de participar em 2013 de um seminário junto com outros mestres de várias modalidades de artes marciais e através desse evento, ele teve o primeiro contato com o sistema.
Em 2015 Jackson Ihuaraqui foi convidado pela Academia Dragões, na cidade de São José do Rio Preto- SP e naquela ocasião ele deu início aos treinamentos de Krav Magá com o Grão-Mestre Francisco sobrinho e em seguida se tornou instrutor pela Association Black River krav Magá. Atualmente ele ensina a técnica em Cruzeiro do Sul no Acre.
A Academia Blak River funciona no centro da cidade, perto da Delegacia Geral de Polícia Civil com aulas semanais nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19:30 às 20:30 horas e no sábado, especialmente para as mulheres, pela manhã, das 7:30 às 8:30 horas.
A aluna Maria Eduarda mostra que sua autoconfiança melhorou muito com o aprendizado depois de ter iniciado as aulas de Krav Magá e recomenda aos colegas:
Veja a entrevista concedida pelo instrutor de Krav Magá, Jackson Ihuaraqui:
Veja o Exame de Graduação: