A estátua em bronze do fundador de Cruzeiro do Sul, Marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo, localizada na Avenida Mâncio, foi alvo de vandalismo, neste momento que se comemora o aniversário de 119 anos de fundação do município.
No monumento pessoas que não foram identificadas amarraram com barbante um banner com frases enigmáticas e penduraram também no pescoço da estátua duas latinhas vazias de refrigerante.
Populares que viram a cena informaram que é comum a prática de vandalismo no local da estátua que antes foi instalada na praça da frente da catedral de Nossa Senhora da Glória e depois de alguns anos, num ato polêmico, removida para o espaço onde está atualmente.

Em Cruzeiro do Sul os monumentos históricos tem sido alvo de vandalismo, inclusive do poder público, atos que precisam ser reprovados, a exemplo do busto do fundador localizado na praça em frente a Catedral de Nossa Senhora da Glória que foi removido e abandonado por muito anos.

O ato de vandalismo cometido contra o monumento histórico, jogado num depósito e esquecido, foi revertido graças a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor de Justiça Iverson Bueno, que procurou, encontrou e devolveu devidamente ao seu lugar de honra.
