Iniciativa envolveu estudantes do ensino fundamental e médio na comunidade Olivence, a 30 km de Cruzeiro do Sul
Uma ação de extensão realizada por acadêmicos de medicina sob a orientação do professor Gerson Coelho, do ITPAC Cruzeiro do Sul | Afya, levou conscientização sobre a prevenção do HPV a alunos da Escola Estadual Rural Visconde de Rio Branco, localizada na comunidade Olivence, às margens do Rio Juruá. A atividade reuniu cerca de 70 estudantes do ensino fundamental II e médio, público-alvo da ação.
A comunidade Olivence, situada a cerca de 30 km de Cruzeiro do Sul, possui 56 residências e 352 moradores. Durante a atividade, foram realizadas palestras interativas, dinâmicas e um momento de feedback criativo, no qual os alunos confeccionaram cartazes para expressar o que aprenderam com as discussões. “A troca de conhecimento foi enriquecedora. Percebemos o engajamento dos alunos, que participaram ativamente e demonstraram grande interesse em entender mais sobre prevenção e saúde,” explicou o professor Gerson Coelho.
O HPV (papilomavírus humano) é uma infecção sexualmente transmissível altamente comum, que pode causar verrugas genitais e está associado a diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, ânus, pênis e orofaringe. A prevenção é essencial e envolve a vacinação, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes, e o uso de preservativos durante as relações sexuais. A conscientização é uma das principais ferramentas para reduzir a incidência e os impactos da doença.
Simone Rigo, diretora do instituto, ressaltou a relevância social e acadêmica de iniciativas como essa. “Quando nossos alunos saem da sala de aula e chegam até comunidades como Olivence, eles compartilham conhecimento, e vivenciam a realidade da saúde pública e a importância de um cuidado humanizado. Isso transforma a formação médica e promove mudanças significativas na comunidade,” destacou.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.