Após meses no Caribe, o USS Gerald Ford se juntará ao USS Abraham Lincoln na região ampliando as opções do presidente americano, Donald Trump
Os Estados Unidos estão enviando um segundo grupo de embarcações para o Oriente Médio, entre eles está o USS Gerald Ford, o maior porta-aviões do mundo, enquanto a tensão com o Irã aumenta.
O grupo de ataque do porta-aviões Ford — o mais avançado dos EUA — está posicionado no Mar do Caribe há vários meses, em meio à campanha de Trump na Venezuela.
A embarcação agora se juntará ao USS Abraham Lincoln na região do Oriente Médio, ampliando as opções do presidente americano para um possível ataque ao Irã.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal americano The New York Times.
Conheça a embarcação enviada para o Oriente Médio
Um dos principais ativos da Marinha americana, o USS Gerald R. Ford é considerado o maior porta-aviões do mundo.
Esse tipo de embarcação, como o próprio nome diz, carrega caças e helicópteros, sendo muito importante para que a frota consiga superioridade em uma situação de combate.
“O porta-aviões, combinado com os navios em um grupo de ataque que o acompanha, é capaz de realizar missões em todo o espectro de operações militares, que vão desde operações de combate em larga escala até dissuasão e assistência humanitária”, explica a Marinha americana.
Porta-aviões da classe Ford
Os porta-aviões da classe Ford receberam diversas atualizações em relação aos seus predecessores, os navios da classe Nimitz, desde melhorias no projeto do casco, nos sistemas de combate a incêndio e na armazenagem de armas.
O centro de comando desses navios, localizado na lateral, é menor e mais distante da popa, aumentando o espaço para operações no convés e manutenção de aeronaves.
Esses porta-aviões são capazes de transportar as aeronaves mais avançadas da Marinha dos Estados Unidos, incluindo:
- o F-35C Lightning II
- o F/A-18E/F Super Hornet
- o E-2D Advanced Hawkeye
- a aeronave de ataque eletrônico EA-18G Growler
- helicópteros MH-60R/S
- e veículos aéreos não tripulados
Veja detalhes do USS Gerald R. Ford
O USS Gerald Ford é o mais moderno porta-aviões de propulsão nuclear da Armada dos Estados Unidos e o primeiro de sua classe. Ele pode transportar 5 mil marinheiros.
A cerimônia que marcou o início da construção do navio aconteceu em 9 de novembro de 2009. Porém, ele só entrou no serviço ativo da Marinha em 2017.
Produzido pela Huntington Ingalls Industries, o navio tem dois reatores nucleares para propulsão e chega à velocidade de 55 km/h.
Ele 333 metros de comprimento, e a largura do convés de voo é de 78 metros.
Em relação ao armamento, o USS Gerald R. Ford possui vários sistemas de defesa aérea e mísseis do tipo Sea Sparrow Evolved — mísseis de médio alcance usados para combater drones e aeronaves — e Rolling Airframe.
Ele pode transportar 75 aeronaves, incluindo caças-bombardeiros F/A-18 Super Hornet e aviões E-2 Hawkeye.
Também conta com radares sofisticados que podem ajudar a controlar o tráfego aéreo e a navegação.
