Foto: Alunos do Partiu IF no campus Tarauacá
A coordenação institucional do Programa Partiu IF promoveu uma série de atividades nos campi do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, nos dias 21 e 22 de agosto, tendo como objetivo realizar agendas que incluiu rodas de conversa, dinâmicas com os estudantes, visitas às instalações e reuniões com coordenadores pedagógicos, professores e monitores.
A programação foi conduzida pela coordenadora institucional do Partiu IF, Janaina Bezerra de Freitas Felix, que apresentou as ações do programa e dialogou com a comunidade acadêmica. No Ifac, a iniciativa é executada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O Partiu IF é uma política nacional voltada para a promoção da igualdade de oportunidades e para o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação. O programa busca apoiar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo aulas de reforço e atividades pedagógicas que auxiliam na recuperação das aprendizagens e na preparação para o ingresso na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Foto: Alunos do Partiu IF no campus Cruzeiro do Sul
Atividades em Cruzeiro do Sul – No campus Cruzeiro do Sul, no dia 21.08, os alunos da Escola João Kubitschek participaram das atividades acompanhados pela coordenadora pedagógica e servidora do campus, Raniele Damasceno Melhorança. A ação contou com a presença do diretor-geral Raelisson Walter, da professora Laura Carvalho e dos monitores Nayra Abdallah, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, e Renan Oliveira, que faz o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.
A estudante Helen Sophia Flores Silva ressaltou o impacto positivo da experiência. “É importante para mim porque adquiro mais conhecimento, tenho proximidade com colegas e até com pessoas que não conhecia. Aprendo como será estudar no Ifac e também as dificuldades que posso enfrentar. Isso tudo me ajuda a crescer como estudante”, afirmou.
O aluno Raniel Fernando Souza de Oliveira, também da Escola João Kubitschek destacou seu entusiasmo pelas disciplinas. “Eu gosto dos professores, das atividades que fazemos e do ensino. Também gosto de aprender mais sobre matemática, português e ciências”, contou.
Ações em Tarauacá – Em Tarauacá, no dia 22.08, a coordenadora institucional se reuniu com os alunos de três escolas do município, no campus. Após o encontro com os alunos, Janaina Felix se reuniu com a coordenadora pedagógica Mesezabeel Alves Rodrigues, o servidor João Arthur Tokler Sousa, a professora do programa, Elaine Dutra Pereira, além dos monitores Antonia Samara Lima Leite, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Ednei Oliveira da Costa, que está estudando no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.
O diretor-geral da unidade, Denis Tomio, se reuniu com a equipe da Proex, representada pelas servidoras Janaína Felix e Mariete Buriti, para alinhar as futuras ações dos Programas Partiu IF e Mulheres Mil.
Para Samara, a monitoria é um passo importante em sua trajetória acadêmica. “Estou estudando licenciatura e ser monitora é uma experiência dentro de sala de aula. Observo como os professores trabalham, aprendo com a dinâmica das aulas e já penso em como aplicar isso no futuro. Tenho o sonho de ser professora de Ciências no Ifac, então é muito enriquecedor viver essa experiência”, disse.
Ednei relatou que ingressou na monitoria de forma inesperada, mas que a vivência tem sido marcante. “Recebi uma ligação me convidando e aceitei. Hoje percebo o quanto essa experiência com a turma me ajuda na convivência, na administração das atividades e na prática profissional. Tenho certeza de que abrirá muitas portas quando eu precisar comprovar minha atuação ou buscar oportunidades de trabalho”, explicou.
Avaliação da coordenação – Ao final das atividades, a coordenadora institucional do Partiu IF no Ifac, Janaina Bezerra de Freitas Felix, avaliou positivamente a visita aos dois municípios. “Tivemos momentos de diálogo, interação e muita participação dos estudantes. Foi enriquecedor ver o envolvimento de todos e poder reforçar, junto às equipes locais, o compromisso coletivo de transformar a educação em um caminho de oportunidades”, destacou.
Segundo Janaína, a agenda também foi importante para tratar de questões administrativas, como frequência, acompanhamento das turmas e planejamento pedagógico. “Estar com essas turmas nos inspira a seguir ampliando horizontes e abrindo portas para os jovens acreanos”, completou.