Moradores do bairro da Ceam, no município de Guajará (AM), estão desde outubro à espera de um apoio da prefeitura municipal para solucionar um problema que afeta o cotidiano de cerca de 20 famílias que, apesar de ter água num reservatório próximo não conseguem receber o precioso líquido porque o cano principal da rede fica distante das residências.
Pela necessidade da água os moradores se reuniram e fizeram um apelo ao prefeito do município, através de um ofício, pedindo que forneça 10 canos de 50 milímetros, uma curva e um tampão, para que eles mesmos possam fazer a canalização e garantir que a água possa chegar com força nas residências.
Um morador antigo do município e liderança do bairro faz um apelo para que o prefeito se sensibilize com o problema da comunidade e forneça os canos para a implantação de rede, mas afirma que está ficando sem esperança porque o ofício foi entregue na prefeitura no mês de outubro e até agora nenhuma resposta foi dada.
O bairro da CEAM é um dos mais antigos do município, implantado na gestão do prefeito Hélio de Paula, necessita que a prefeitura realize um trabalho de limpeza pública para eliminar muitas poças de água que são criadouros de mosquito da dengue e da malária e fonte de doenças como a hepatite que já afetam muitas pessoas da redondeza.

Nas ruas , que há muito tempo não são beneficiadas com nenhum tipo de ação da prefeitura, muito mato, lixo e poças da água preocupam os moradores. Em algumas delas a população não consegue acesso à suas residências e agora com a chegada do inverno enfrentarão muita lama quando necessitarem sair de casa.

Na Rua Francisco de Paula, por exemplo, um grande bueiro ao lado da Igreja Batista está aterrado e precisa urgente ser recuperado, além dos muitos buracos que podem causar acidentes com motocicletas e bicicletas são mencionados com preocupação pelo morador que lamenta a falta de ação do poder público.
“As encanações são emendadas umas nas outras e ainda bem que contamos com a boa vontade do morador que os canos passam dentro do terreno dele. Precisamos de uma tubulação maior para que a água possa chegar com força nas casas para abastecer as caixas d’água. É preciso ampliar a rede d’água com 10 canos para resolver o problema”, avalia.
Segundo o morador todo o material custa apenas R$ 750,00. “É um apelo que fazemos ao prefeito para que possa fornecer esse material. Sem água de qualidade não tem nem saúde. O reservatório é bom, tem água boa, mas falta para nós a tubulação para que se possa fazer as ligações. Não estamos questionando nada do prefeito, é um pedido de socorro”, afirma.
Uma das donas de casa avalia que está muito difícil para trabalhar e poderia melhorar muito com uma rede de água melhor. “Esse cano novo que vamos conseguir, se Deus quiser, vai garantir essas ligações com mais força. Nas nossas casas não tem como tomar banho de chuveiro porque a agua não sobe nas caixas”, diz a moradora que mora no bairro há 11 anos.
“Imagine uma mãe que não tem água para dar um banho num filho, nem os adultos para se zelarem, para preparar uma alimentação porque as tubulações estão todas no final da rede e com isso a água chega sem força, muito devagarinho. Precisamos que prefeito possa fazer essa importante doação que nós mesmos sabemos fazer a implantação da rede”, afirma.
O serviço de limpeza do bairro CEAM também é questionado pelos moradores. “Esse entulho é muito ruim para os moradores, falta regularidade na limpeza e as ruas também deveriam ser aterradas para acabar com as poças d’água”, diz o morador que lamenta o abandono que a população está relegada.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guajará foi informada da situação, ficou de verificar, mas até a publicação não deu nenhuma resposta sobre o atendimento ao apelo dos moradores.