Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de abril de 2025 12:09

Federacre realiza 1º Seminário de Associações Comerciais do Juruá e diploma presidentes da Associações Comerciais do Acre

federacrecapaaaaaaaaaaaaaaaaa900

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre) realiza nestas quarta-feira (25) e quinta-feira (26), em Cruzeiro do Sul, no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac), o 1º Seminário de Associações Comerciais do Juruá com o tema “Parcerias Comerciais, Infraestrutura e Logística no Vale do Juruá”.

A Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faec), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Acre (Sebrae/AC) apoiam a iniciativa.

A abertura do seminário foi prestigiada pelo presidente da Federacre, Rubenir Guerra, presidente do Conselho do Sebrae e da Fieac, José Adriano, presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira e pelo presidente das Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), o acreano George Pinheiro.

Prefeita de Tarauacá Maria Lucineia e o deputado federal Jesus Sérgio prestigiaram o seminário

Os prefeitos de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, de Mâncio Lima, Isaac Lima, de Marechal Thaumaturgo, Isaac Pyanko, de Tarauacá, Lucinéia Azevedo, de Feijó, Kiefer Cavalcante, o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), André Hassen e os secretários de Estado da Casa Civil, Flávio Silva e da Fazenda Rômulo Grandidier, marcaram presença.

O governador Gladson Cameli, o vice-governador Major Rocha, o deputado federal Jesus Sérgio, a ex-deputada federal Antônio Lúcia, também prestigiaram o seminário que teve sua abertura declarada pelo presidente da Federacre, Rubernir Guerra, que destacou a importância do momento de discussão da economia e o desenvolvimento do Estado do Acre.

O objetivo do seminário é buscar a aproximação entre o empresariado da região e os Executivos Estadual e Municipais, além de uma reflexão sobre o potencial de desenvolvimento econômico e social que pode ser construído através de ações planejadas e executadas com transparência, dedicação e profissionalismo.

O presidente da ACECS, empresário Luiz Cunha, deu as boas vindas aos empresários de todos os municípios do Estado e representantes das entidades representativas do comércio, da indústria e agricultura que organizaram o evento e saudou todos na pessoa do prefeito Zequinha Lima que tem as chaves da cidade e vai abrir as belezas de Cruzeiro do Sul aos visitantes.

“É uma grande honra nos reunirmos em Cruzeiro do Sul para discutir parcerias da iniciativa privada com o poder público e os problemas de logística, integração e as barreiras que atrapalham o desenvolvimento da região e dos municípios”, disse ao saudar também todos os presidentes das Associações Comerciais dos municípios do Acre.

Na abertura do seminário o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, destacou ser um dia especial para os empresários do Estado do Acre a realização do seminário ao agradecer a presença do presidente da CACB, George Pinheiro, maior autoridade empresarial do Brasil, que é acreano, presente ao evento.

“A associação comercial é a entidade que tem o poder de aglutinar os empresários da cidade por menor que ela seja. É preciso ter um sistema empresarial forte funcionando para compartilhar as experiências e crescer. Tenho muitos anos dedicados a essa atividade e vejo que Cruzeiro do Sul tem crescido empresarialmente”, disse ao declarar aberto o seminário.

O presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, destacou sua satisfação ao ver as entidades representativas trabalharem num esforço de construir neste momento de dificuldade apoio ao setor produtivo do Estado. “Fico grato de estar fazendo parte deste esforço de organização dos sindicatos estruturando para dar apoio aos produtores rurais”, disse.

O diretor Superintende do Sebrae, Marcos Lameira, agradeceu a Deus ao parabenizar o presidente da Federacre, Rubenir Guerra e da ACECS, Luiz Cunha pela realização do seminário, além do prefeito Zequinha Lima, do vice-governador Major Rocha, do governador Gladson Cameli e aos funcionários do Sebrae.

“Os pequenos negócios perderam muito e precisam urgente de ajuda para serem transformados porque a pandemia trouxe muitas dificuldades, mas o Sebrae não parou e conseguiu cumprir todas as metas planejadas e nada disso teria sido feito não fossem as parcerias com as associações representativas das classes, conselhos e funcionários.

“Na viagem para Cruzeiro do Sul Almocei em um restaurante do Bujari e ao final do almoço precisei comprar três águas mineral e o estabelecimento tinha apenas uma. A proprietária pediu ao filho para comprar um pacotinho de seis garrafas para atender”, disse ao demonstrar a dificuldade que vem passando os pequenos negócios nos últimos anos devido a pandemia.

O presidente da CACB, George Pinheiro, que foi condecorado com uma comenda pelo seu trabalho em prol do comércio e da indústria no Estado do Acre e no Brasil, destacou a ação das entidades representativas do Estado que tem conseguido garantir o crescimento dos empresários ao parabenizar o presidente da Federacre e do Sebrae pela iniciativa.

Ao lembrar um passado recente George Pinheiro destacou que quem morava em Rio Branco tinha pouca ligação com a cidade primeiro porque não tinha estrada ao ressaltar que junto com o ex-governador Orleir Cameli e seu amigo particular começou na vida política junto com associação comercial num contato com os empresários.

“Me honra muito estar concluindo oito anos de mandatos na CACB, participando de eventos na maioria dos países do mundo sempre levando o nome dos empresários e principalmente o nome da Associação Comercial do Acre onde nasci e comecei”, disse ao destacar que o presidente Jair Bolsonaro recebeu os representantes da CACB que levaram apoio ao mesmo. “Os empresários tem que dar apoio ao presidente”, afirmou.

George Pinheiro lamentou que na pandemia cerca de 1 milhão de empresas faliram e muitos empresários se suicidaram porque não conseguiram cumprir seus compromissos e não fosse a agro indústria que mantem o país funcionando 24 horas o Brasil tinha passado dificuldades ainda maiores neste período da pandemia.

“É a realidade brasileira e mundial, mas é uma alegria estar em Cruzeiro do Sul vendo as dificuldades, mas também que os empresários estão otimistas e juntos com o apoio das entidades representativas vamos vencer as dificuldades políticas e econômicas. Vocês juntos fazem a diferença”, enfatiza.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Adriano, destacou a realização do seminário ao gradecer todos os prefeitos com destaque para o prefeito Zequinha lima que tem surpreendido nesse início da sua gestão com um trabalho exemplar e muito elogiável de vacinação da população ao alertar para uma possível terceira onda da Covid e a necessidade dos cuidados.

“Vamos trabalhar fazendo discussões com temas recorrentes e urgentes, precisamos discutir e cobrar mais dos governantes, deputados estaduais, federais e vereadores e acreditar mais um pouco em nós mesmos. A dificuldade é igual para todo mundo e temos que dar as mãos e um diálogo com os governos”, disse.

O prefeito Zequinha Lima parabenizou os empresários por trazerem o seminário para Cruzeiro do Sul neste momento de dificuldade da pandemia ao ressaltar que a união é fundamental garantir o desenvolvimento e solução dos problemas da população com estratégias e lembrar que a região do Juruá, além da pandemia passou por quatro grandes enchentes.

“Fizemos o dever de casa de imunizar a população, temos apenas uma pessoa na Clínica Médica no Hospital de Campanha, a maior parte da nossa população acima de 12 está imunizada com pelo menos a primeira dose da vacina sendo preciso mudar a lógica de que o município tem que ser o maior empregador”, afirmou o prefeito.

Zequinha Lima lembrou que é preciso encontrar saídas e melhorias ao enfatizar a proximidade de Cruzeiro do Sul com Pucalpa sendo necessário união na busca de alternativas para conseguir a ligação. “Precisamos convencer as autoridades peruanas e brasileiras e vencer as burocracias que se deparam no dia a dia”, disse.

O governador Gladson Cameli parabenizou as entidades representativas do comércio e da indústria pela realização do seminário ao destacar que na sua gestão tem buscado errar menos para que a população seja mais beneficiada e enfatizar que defende uma classe empresarial gerando emprego e renda

“Governar não é difícil, é a maior experiência da minha vida, estamos há dois anos e nove meses de pandemia, para vencer essas dificuldades. O Acre lutou para ser brasileiro, quer igualdade com os demais estados e na década de 80/90 com a abertura da Br-364 a ligação do Juruá era mais com o Amazonas e agora estamos diminuindo essas dificuldades”, disse.

Gladson Cameli destacou ainda o trabalho das federações ao propor um pacto para geração de emprego fundamental para atender a oportunidade de trabalho que a população precisa momento que se colocou a disposição para garantir o apoio do Estado para que os empresários possam geram mais emprego e renda.

“O presidente do BNDES passou uma semana no Acre e agora em Brasilia me disse que estamos em cima de uma mina de ouro. Temos que nos adequar no que vai dar bons frutos e não possa deixar de agradecer ao presidente da República, Jair Bolsonaro que tem atendido todos os pedidos do Acre”, disse ao agradecer o deputado Jesus Sérgio e a bancada federal.

“Graças a Deus recuei em decisões de obras que seriam realizadas, contem comigo, vamos fazer o que tiver que fazer porque está chegando a hora que o Acre vai se desenvolver ainda mais, sou um defensor da ligação por estrada para o Pacífico que é um sonho e não podemos esquecer essa pauta, inclusive de achar as soluções necessárias”, enfatizou.

Depois da homenagem da diretoria da Federacre ao presidente da CACB, George Pinheiro, com uma comenda os presidentes da Associações Comerciais dos municípios foram diplomados: de Acrelândia, Jader Lopes Costa, Plácido de castro, Samuel Oliveira Cassiano, Sena Madureira, Maria de Lourdes Hofman, Feijó, José Conceição Braga das Chagas, Mâncio Lima, Fabíola de Lima Rodrigues, Rodrigues Alves, José Eden Soares de Matos, Porto Walter, Francisco Raoni Rodrigues, Brasileia/Epitaciolância, Inês Ticiano Onofre, Assis Brasil, André Barbosa e Cruzeiro do Sul, Luiz Antônio Vieira da Silva.

O presidente da Federacre parabenizou todos os presidentes das Associações Comerciais dos municípios. “Façam um bom trabalho, estou há três décadas a frente da Federacre, é um momento muito bom de aglutinar os empresários, trazer para dentro da associação para consegue fazer um bom trabalho”, disse ao lembrar de uma caravana de empresários de Rio Branco visitou a Associação Comercial de Cruzeiro do Sul.