Cruzeiro do Sul, Acre, 9 de setembro de 2024 17:01

Ficha Suja: Com mais de 80 processos por fraude e suspeita de corrupção, Ivon Rates deve ficar inelegível em Envira

27435e50-13e5-4965-91ff-157bfc9f5e86 (1)

Apesar de responder a mais de 80 processos, condenações no Tribunal de Contas da União (TCU) e suspeitas de corrupção, o ex-prefeito de Envira, Ivon Rates, tenta lançar candidatura para voltar ao poder. O político, que estava morando em Manaus, retornou para o interior do Amazonas depois de quatro anos com o objetivo de conseguir se candidatar por meio de recurso judicial, já que pela Lei da Ficha Limpa ele está fora do pleito.

Ivon já teve os bens bloqueados pela Justiça por causa do escândalo das notas fiscais frias. Na ocasião, foi condenado a devolver R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. O ex-prefeito usava notas fiscais falsas para comprovar os gastos da Prefeitura de Envira. Caso consiga protelar a decisão da Justiça para manter a sua candidatura, Ivon Rates não deverá ter condições de assumir o cargo, caso seja eleito ou, ainda, terá que ser afastado para responder pelos seus crimes.

Recordar é viver. A população de Envira não pode esquecer que a gestão do ex-prefeito de Ivon Rates foi destaque em muitas ocasiões das páginas policiais por corrupção com os sagrados recursos públicos, razão dele estar inelegível por condenações do Tribunal de Contas da União (TCU). O homem abandonou a população e se tornou o rei das notas frias. Quando o prefeito Ruan Mattos assumiu a prefeitura não tinha nem um lugar para atender a população, tamanho o descaso e abandono.

Veja o registro da imprensa do Amazonas da época da administração Ivon Rates: