Quatro suspeitos foram presos; a investigação revelou que o sequestro foi idealizado pelo filho do idoso e contou com a ajuda de um funcionário da vítima
Manaus – Uma quadrilha foi presa, suspeita de sequestrar um empresário do ramo odontológico, de 74 anos, e extorquir R$ 700 mil dele. O crime, com detalhes de um plano minuciosamente orquestrado, teve a participação do próprio filho adotivo da vítima. Os suspeitos foram identificados como Arleson da Silva Pinheiro, João Kayb Damascena Martins, David Francisco Alves Sá e Douglas Oliveira de Lima. A investigação revelou que o sequestro foi idealizado por David Francisco, de 29 anos, o filho adotivo do empresário. Ele teria repassado informações detalhadas sobre a rotina do pai para o restante da quadrilha.
O crime aconteceu na última quarta-feira, na rua Gabriel Gonçalves, bairro Aleixo. Os criminosos alugaram um carro e adulteraram as placas para não serem identificados. Eles abordaram a vítima na rua, a obrigaram a entrar no próprio carro e a levaram para um cativeiro no bairro Compensa. No local, tomaram o celular do idoso e fizeram várias transferências via Pix.
O plano ainda contou com a ajuda de Douglas Oliveira, que trabalhava para o empresário e forneceu informações valiosas sobre a rotina dele. Apesar de toda a preparação, a quadrilha cometeu erros que levaram à prisão. Eles tentaram confundir a polícia usando um carro alugado com placas adulteradas, mas a estratégia falhou. Arleson, o responsável pelo aluguel do veículo, ainda tentou trocar o carro para despistar os investigadores, mas foi localizado e confessou a participação no crime.
As investigações mostraram que João Kayb e Douglas Oliveira, também conhecido como ‘Dodo Jogador’, já tinham histórico criminal por tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. A vítima foi resgatada, mas os criminosos conseguiram roubar parte da quantia extorquida. A polícia conseguiu recuperar cerca de R$ 100 mil.
Os quatro suspeitos foram presos e acusados de extorsão com privação de liberdade, porte de munição, associação criminosa e tráfico de drogas. Eles já passaram por audiência de custódia.
PROCURADOS
A Polícia agora trabalha para localizar outros três suspeitos que fazem parte da quadrilha: José Rodrigues de Souza Junior (‘Juninho’), Normando Alves da Silva Neto (‘Netão’) e Ruan da Silva Dabella.