Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de abril de 2025 20:55

Fique ligado: entenda sua conta de energia elétrica e os detalhes da fatura

IMPRESSÃO DE CONTA DE ENERGIA - EAC (1)
Acompanhe seu consumo e economize com as principais dicas
Para entender como a conta de energia elétrica é composta, primeiro é preciso saber que no Brasil, a energia elétrica passa por três etapas principais até chegar ao consumidor final: geração, transmissão e distribuição. Além disso, grande parte da energia do país está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), uma rede que integra a maioria das usinas geradoras às linhas de transmissão. O SIN abrange quase todo o território nacional e permite que a energia seja transportada de forma eficiente entre as diferentes regiões.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por fiscalizar o setor, definir as regras e estabelecer os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada fornecimento de energia no Brasil.
Quando uma conta chega ao consumidor, muitas vezes ele não percebe que, além do valor do consumo, estão incluídos impostos, encargos setoriais e os custos de geração e transmissão de energia.
O valor total da conta é distribuído entre diferentes órgãos e empresas responsáveis pelos serviços. No estado do Acre, a Energisa é responsável pela distribuição da energia elétrica, e a conta é dividida da seguinte forma:
· Distribuição: 35,9% ficam com a Energisa;
· Geração de Energia: 25,6% vão para empresas como geradoras;
· Transmissão: 5,4% para as transmissoras;
· Encargos Setoriais: 11,8%
· Tributos: 21,3%
Além de informar o consumo mensal e diário, a fatura de energia apresenta detalhes que ajudam a entender para onde vai cada valor. Com essas informações, o consumidor pode comparar a média diária de consumo com o mês anterior, verificando se houve aumento ou redução no uso da energia. Dessa forma, é possível reavaliar hábitos e, quando necessário, adotar estratégias de consumo consciente para economizar.
Quer economizar? Se liga nas dicas:
1. Substitua as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de led;
2. Retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando;
3. Reduza o tempo no banho e economize energia elétrica e água;
4. Evite abrir a porta da geladeira toda hora;
5. Coloque o ar condicionado na temperatura correta, como 23º C, para que o clima fique agradável e consumindo menos energia.
Para mais informações, a Energisa disponibiliza diversos canais de atendimento: