Em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (19), no Quartel do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), representantes das Forças de Segurança – Polícias Federal, Civil e Militar – destacaram operação conjunta e investigação que resultou na localização e apreensão de 148 quilos e cocaína e maconha, inclusive de qualidade ainda não apreendida.
O delegado da Polícia Civil, Heverton Carvalho, a delegada da Polícia Federal, Carolina Domingues e o comandante do 6º BPM, Tenente Coronel Evandro, destacaram o grande prejuízo ao tráfico de drogas e a prisão de dois acusados no envolvimento com o crime, além das drogas, resultado da parceria e trabalho investigativo.
Na extensa área de fronteira com o Peru que facilita a atuação dos traficantes as forças de segurança intensificam o trabalho investigativo contra o tráfico de drogas e agora conta com mais uma importante ferramenta de combate, a cadela narco Guna, adquirida em parceria com o Ministério da Justiça, de fundamental importância nesta apreensão.
“Com certeza a cadela Guna é uma importante ferramenta no combate ao tráfico de drogas e se trata de projeto com o Poder Judiciário e através do Programa Vigia levar um policial em Brasília para fazer o treinamento e agora o Núcleo de Cruzeiro do Sul atua com a cadela que localizou na área rural a droga que estava estocada dentro da terra”, disse.
A delegada da Polícia Federal, Ana Carolina Domingues, destacou a parceria entre as Forças de Segurança que tem dado resultados muito satisfatórios no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas que há bastante tempo usam a região do Juruá como um corredor utilizado pelo tráfico de drogas que recebe um combate efetivo.
“Com a união de forças se segurança e a investigação da Polícia Civil foi identificada uma moto utilizada para distribuição de drogas, além de um conjunto de fatores suspeitos levou a localização do imóvel rural na área onde foi feita a varredura com a cadela que identificou onde as drogas estavam enterradas”, disse.
O Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel PM Evandro Bezerra, comemora a retirada de circulação da grande quantidade de drogas. “Postei que nossa missão é causar prejuízo ao crime e ao criminoso, mas principalmente de evitar que a droga chegue as nossas crianças e jovens Brasil afora.
“Cruzeiro do Sul é um corredor que faz a droga chegar em todo o Brasil e fruto dessa força integrada das Polícias Federal Civil e Militar que trabalham, planejam e executam ações pontuais para conter o tráfico de drogas. Em 2021 ultrapassamos apreensão de mais de 500 quilos de drogas ação muito importante porque o tráfico subsidia outros crimes”, disse.
Veja a entrevista: