Durante a ação do Programa Guardiões das Fronteiras, uma operação conjunta entre a Polícia Civil, Gefrom, Polícia Militar e Polícia Federal resultou na apreensão de mais de 38 quilos de cocaína oxidada, uma pistola com 11 munições, e na prisão de um suspeito de nacionalidade peruana.
No dia 24, equipes das forças de segurança foram mobilizadas e realizaram uma operação conjunta tanto por via fluvial quanto por via terrestre no município de Rodrigues Alves, com o objetivo de interceptar um carregamento de drogas que supostamente estaria sendo transportado pelo Rio Juruá em uma embarcação.
Após algumas horas de busca, as equipes conseguiram abordar a embarcação nas proximidades do porto de Rodrigues Alves, no Rio Juruá. Durante a revista, foram encontrados 38 tabletes de cocaína oxidada, pesando 38,530 kg, e uma pistola calibre 9mm contendo 11 munições intactas.
O responsável pelo material ilícito, identificado como J. F. M. P., de 19 anos e de nacionalidade peruana, estava presente na embarcação e afirmou que a droga tinha como destino a cidade de Cruzeiro do Sul, após partir da cidade de Marechal Thaumaturgo, na fronteira com o Peru.
Diante dos fatos, o indivíduo foi detido e conduzido, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências legais.