Cruzeiro do Sul, Acre, 8 de dezembro de 2024 06:30

Fórum continua com plantão extraordinário, mas inicia atendimento presencial de atividades urgentes

Fórum capa (1)

Gestora da Cidade da Justiça informa que a maior parte das atividades do Poder Judiciário funcionam normalmente através das vídeo conferências

A Juíza de Direito, Dra. Evelin Bueno, gestora do Fórum de Cruzeiro do Sul e da Cidade da Justiça, concedeu entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (20), para informar à população que a partir do dia 31 de agosto serão retomadas algumas atividades urgente que não podem ser realizadas através dos meios eletrônicos.

Juíza de Direito Evelin Bueno, gestora do Fórum de Cruzeiro do Sul

“O Fórum está funcionando em plantão extraordinário, sem atendimento presencial, mas apenas através dos meios eletrônicos e o que retorna a funcionar são apenas algumas atividades pontuais de processos com réus presos, menores internados ou medidas cíveis e criminais que não podem ser resolvidas por vídeo conferência”, informa.

A juíza destaca que será retomado o trabalho apenas para atender as pessoas que moram nos ramais queo Fórum não teria como conseguir uma outra maneira de atendimento ou contato com aquela pessoa. “Temos diariamente uma central de atendimento onde servidores atendem as pessoas que necessitam urgências como a expedição de alvará”, ressalta.

A magistrada informa que a maior parte das atividades das unidades do Fórum de Cruzeiro do Sul funciona normalmente, com audiências realizadas por vídeo conferências onde o juiz, o promotor, advogados, defensores, testemunhas e todas as partes envolvidas ficam nas suas casas e realizam as audiências por vídeo conferência.

“As audiências de todas as unidades estão sendo realizadas através de videoconferências e as pessoas que precisarem de algum atendimento não devem ir na Cidade da Justiça, mas buscar informações no site do Tribunal, onde tem todas as informações para o contato como números de telefones e e-mails”, orienta.

Informações sobre os contatos para atendimento no Fórum de Cruzeiro do Sul que continua funcionar em Plantão Extraordinário

Outra orientação da magistrada à população é que as pessoas que cumprem penalidades alternativas e tem obrigação de assinar documentos no Fórum estão momentaneamente liberadas do compromisso porque estas atividades estão suspensas até que o Tribunal de Justiça adote a bandeira Verde.

O Juizado Especial Cível, que antes era chamado de Juizado de Pequenas Causas, antes da pandemia tinha atendimento presencial e  a Dra. Evelin Bueno informa que agora também funciona através de uma ferramenta do Tribunal de Justiça onde a pessoa que se sente prejudicada acessa a plataforma, faz sua reclamação que entra no sistema do Judiciário.

A falta do sinal de internet em Cruzeiro do Sul, que tem sido um problema grande à população pela sua constante oscilação, mas a magistrada informa que é uma situação que tem sido absorvida pelo Poder Judiciário que tem remarcado as audiências para que ninguém fique prejudicado.