Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de setembro de 2024 05:21

Fotógrafo Rafael Almeida registra passarinho Rabo-de-Arame, no Rio Crôa

rabodearame

O fofurômetro explodiu outra vez com o mais novo registro do fotógrafo Rafael Almeida que capturou com suas lentes um passarinho rabo-de-arame, no Rio Crôa, em Cruzeiro do Sul.

O Rabo-de-arame (Pipra filicauda) é uma ave de 13 centímetros que pertence à família Pipridae e chama atenção pela plumagem e a cauda alongada.

A espécie apresenta plumagem em tons vivos.  O macho tem o alto da cabeça, a nuca e o alto das costas em vermelho-brilhante. A lateral da cabeça e o inferior do corpo são amarelos. As asas e o dorso são pretos. Diferente do macho, a fêmea é verde-olivácea na parte superior e mais opaca no inferior e apresenta ainda uma barriga amarela.

Conhecido também como dançador-de-cauda-fina, porque o macho realiza uma dança para atrair a fêmea e na coreografia o parceiro executa movimentos, arrepia as penas das costas e levanta a cauda, balançando de um lado para o outro. O macho passa a cauda na face e garganta da fêmea durante a exibição.

O Rabo-de-Arame constrói o ninho em formato de xícara em árvores pequenas perto de igarapés e no interior de florestas úmidas, várzeas e terra firme. Apesar de chamar atenção pelas cores, é considerada uma ave difícil de ser observada.

A espécie está presente na Amazônia Ocidental, nos rios Negro e Purus, e também em países vizinhos como Venezuela, Peru, Equador e Colômbia.