Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de outubro de 2024 00:01

Fumaça encobre Cruzeiro do Sul e escolas da zona urbana da Rede Estadual suspendem aulas

36e42dac-2552-4c16-bc62-905fa7354c2c

A cada dia se agrava a situação climática

A previsão do tempo feita pelo estudioso do tempo, Davi Friale, se confirma temperatura quente seca e ensolarado no Acre. Não há tendência atmosférica à ocorrência de chuvas, pelo menos até a próxima quinta-feira, porém, em alguns municípios, elas poderão ocorrer, de forma passageira e pontual, a partir de sexta-feira.

Centro da cidade encoberto pela fumaça na manhã desta quarta-feira

 As temperaturas máximas deverão oscilar entre 35 e 38ºC e as mínimas, ao amanhecer, entre 22 e 25ºC nos municípios acreanos. Nesta quarta-feira (11) o município de Cruzeiro do Sul amanheceu coberto por uma nuvem densa de fumaça e nas primeiras horas da manhã não se conseguia ver, por exemplo, a ponte da União e a Catedral, era possível ver apenas seu vulto.

Bairros da cidade também estava encobertos pela fumaça

A situação do clima na região do Juruá se mostra preocupante para a população e muitas comunidades da zona rural estão passando por falta de água para sua higiene e inclusive para beber, preparar a alimentação numa situação gravíssima que afeta residências, açudes na zona rural secando prejudicando animais e a produção, além dos problemas de saúde.

As aulas presenciais da rede estadual de Ensino foram suspensas na metade da manhã desta quarta-feira e os pais foram chamados para buscar seus filhos nas escolas. O coordenador de Educação, professor Aderlan Gomes, confirmou a suspensão das aulas presenciais sem previsão de retorno nas escolas urbanas devido a situação climática e a fumaça.

“A Secretaria de Educação emitiu uma nota suspendendo as aulas desde segunda-feira passada, mas aqui em Cruzeiro do Sul mantivemos as aulas porque o ar não estava tão pesado e para que os professores definissem quais canais de comunicação as escolas estariam utilizando para levar os trabalhos e atividades dos alunos em casa”, disse o coordenador.

Segundo o coordenador as escolas estaduais urbanas e de fácil acesso estarão trabalhando de forma remota com utilização de whatsApp e programas de TV com tele aulas e as escolas da zona rural e as margens dos rios e igarapés estarão com as aulas suspensas e no retorno o calendário será reajustado.