Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de setembro de 2025 12:09

Gerente da 1ª Ciretran destaca mais 3 mil atendimentos em fevereiro e alerta para imprudências principal causa dos acidentes

Gerente da 1ª Ciretran, Isaias Queiroz, informa que em 2002 serão realizados mais investimentos na sinalização horizontal e vertical e semáforos, além do permanente trabalho educativo

O atendimento ao público na 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran) de Cruzeiro do Sul passou momento muito crítico no início de 2022 por conta do aumento do número de casos da Covid-19 entre os funcionários o que obrigou inclusive o fechamento do prédio e suspensão do atendimento ao público para desinfeção das instalações por medida de segurança.

Depois do decreto governamental a 1ª Ciretran passou a exigir a apresentação da carteira de vacinação para o atendimento presencial medida que teve a adesão da população e resultado muito positivo com a diminuição do número de funcionários infectados pela doença o que proporcionou um melhor atendimento ao público.

“Não tivemos muitas reclamações com a implantação da exigência, o atendimento é muito grande sendo necessária aquela medida, que agora está revogada pelo governo do Estado, mas foi providencial para evitar a contaminação dos servidores. Para se ter uma ideia no mês de fevereiro foram mais de três mil atendimentos”, disse o gerente Izaias Queiroz.

Moderna estrutura e equipe treinada para bem atender os usuários: mais de 3 mil atendimentos em fevereiro

O gerente destaca que a 1ª Ciretran que tem uma moderna estrutura para atender a população e neste período da pandemia fez o atendimento com todas as medidas de segurança, inclusive no período mais crítico com atendimento on line e oferece os serviços de habilitação, vistoria de veículos, transferência de propriedade, provas prática e teóricas.

“É uma gama de serviços oferecidos à população, num fluxo muito grande de atendimentos, não temos recebido tantas reclamações, inclusive acontecem muitos elogios e temos um órgão de controle que é a Ouvidoria que recebe toda e qualquer demanda dos usuários de reclamações num monitoramento do atendimento”, enfatiza o gerente.

Izaias contesta a opinião de que o Detran é apenas um órgão arrecadador, situação que precisa ser melhor compreendida pela população, pois o órgão realiza grandes investimentos na sinalização horizontal e vertical do município para garantir a segurança de condutores e pedestres, além de um permanente trabalho educativo”, afirma.

“O governo do Estado, através do Detran, faz muitos investimentos em todos os municípios e além disso oferecer serviços sociais como o atual Programa de Habilitação Social que vai garantir mais de duas mil carteiras de habilitação as pessoas de baixas rendas, revitalização da sinalização das principais vias, implantação de placas e reforma de semáforos”, ressalta.

Para 2022 o gerente destaca Detran já tem um cronograma de investimentos em Cruzeiro do Sul com a implantação de novos semáforos, revitalização da sinalização e também trabalho interno para oferecer mais comodidade ao usuário, inclusive com contratação de novos servidores a partir da próxima semana tudo para garantir melhor atendimento.

Izaias recebeu na semana passada uma comissão de vereadores que questionaram a exigência da carteira de vacinação no atendimento. “Expliquei aos parlamentares a razão da exigência do documento e aproveitei para mostrar toda a logística do nosso atendimento que está sendo realizado sem muita reclamação”, destaca.

O gerente aproveita para orientar e pedir a colaboração dos condutores e todos os agentes que fazem o trânsito para que possam conduzir seus veículos com segurança e principalmente evitando as imprudências que causam grandes transtornos e até mortes, além da questão da condução de veículos sob efeito de álcool que tem sido constante.

“Tivemos um início de ano com bastante acidentes, pedimos que todos possam colaborar evitando imprudências, o Detran sempre está com o trabalho educativo, mas também intensifica a fiscalização e os condutores flagrados pela Operação Álcool Zero são penalizados com altas multas, além da suspensão da CNH por 12 meses automaticamente”, alerta.

Ao concluir o gerente da 1ª Ciretran destaca a orientação permanente da presidente do Detran, Taynara Martins, de que as imprudências são as principais causas dos acidentes. “Peço que os condutores possam ter mais cuidado no trânsito, conduzir defensivamente, sem dirigir alcoolizado, respeitar a sinalização e a faixa de pedestre para que o trânsito no município seja mais seguro e sem vítimas”, finaliza.