Atendendo convite da vereadora enfermeira Manelisse (Republicanos) o gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Cruzeiro do Sul, Dr. Luiz Augusto Barreiros, participou da sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal para explicar aos vereadores e vereadoras os protocolos de atendimentos à população cumpridos pelo órgão.
O gerente do SAMU, que estava acompanhado da coordenadora Regional da Saúde no Juruá, Diani Carvalho e da assessora Lucila Brunetta foi recepcionado e recebeu as boas-vindas do presidente da Mesa Diretora, vereador Elter Nóbrega. Na tribuna a vereadora Manelisse fez os questionamentos sobre os atendimentos prestados à população.
A vereadora enfermeira Manelisse agradeceu a presença da coordenadora da Regional de Saúde, Diani Carvalho, que também é enfermeira e realiza um bom trabalho à frente do setor, da senhora Lucila Brunetta e do gerente do SAMU, Dr. Luiz Augusto, gerente do SAMU que atendeu a solicitação para explicar sobre os trabalhos da equipe.
“Reconhecemos o trabalho do SAMU como de excelência, trabalham colocando as vezes as suas vidas para salvar outras, atendem com rapidez e o que queremos é melhorar o atendimento intermunicipal de transporte da Unidade Avançada”, disse ao destacar que como enfermeira trabalhou em Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
A vereadora destacou entre outras situações o atendimento intermunicipal e citou como exemplo a gestante indígena do município de Feijó que já tinha histórico de natimortos e não foi encaminhada para atendimento em tempo hábil ao Hospital do Juruá e mesmo depois de atendida o bebê não resistiu e foi a óbito.
O transporte de pacientes graves entubados foi outro questionamento da vereadora Manelisse que citou o atendimento de um paciente entubado do Hospital de Mâncio Lima que teve que ser mudado de viatura durante o trajeto, o transporte de grávidas em trabalho de parto e ainda a ausência de enfermeira nas viaturas foram outras preocupações mostradas.
“Quero parabenizar o governo do Estado do Acre e o secretário de Saúde Pedro Pascoal que estão fazendo um trabalho incrível, inclusive com a chegada de um helicóptero para atender a região do Juruá, defendo o SUS de forma humanizada e sabemos que no SAMU temos três médicos, mas apenas um para a UTA e agradeço à presença de vocês”, disse a vereadora.
Veja o discurso da vereadora Manelisse:
O gerente do SAMU, Dr. Luiz Augusto, na tribuna da Câmara Municipal, destacou a questão do transporte fora do domicílio, principalmente dos pacientes entubados e explicou que se houver necessidade do médico plantonista deixar a unidade para o transporte do paciente ele está respaldado pela legislação.

Com relação a questão de acrescentar um enfermeiro na escala o gerente destacou que é inviável porque o SAMU não tem respaldo legal para funcionar em Cruzeiro do Sul devido o atendimento ser liberado para locais com mais de 250 mil habitantes, mas foi implantado no período da Covid e depois foi mantido, num grande benefício.
O gerente destacou o caso da gestante do município de Feijó e explicou que aconteceram reuniões para buscar melhorar o serviço, inclusive a questão da comunicação que está sendo atualizado do analógico para o digital e em breve será implantado o whatsapp do SAMU que vai melhorar muito o atendimento, principalmente devido as perguntas necessárias.
Ao destacar que colocar uma viatura avançada na rua se deixa descoberta mais de 100 mil pessoas o gerente informou que o SAMU recebe de 15 a 20 ocorrências por dia e cerca de 600 por mês, fora os trotes e atende além da zona urbana as vilas na zona rural e quando se entra em contato com o SAMU são feitas muitas perguntas, necessárias porque um paciente pode vir a óbito por causa de uma regulação errada.
O Dr. Luiz Augusto destacou ainda que o trabalho do SAMU em Cruzeiro do Sul já teve muitos avanços ao agradecer o trabalho do secretário de Estado de Saúde, Dr. Pedro Pascoal, que para Cruzeiro do Sul não teve outro secretário melhor ao lembrar que atualmente tem hemodinâmica, neuro e pediatra de plantão, vários avanços que vão refletir numa maior segurança.
O gerente do SAMU se colocou a disposição dos vereadores ao lembrar que na legislatura anterior compareceu duas vezes para conversar com os parlamentares momento que parabenizou todos pelas suas eleições e se colocou a disposição para responder as perguntas de cada vereador para sanar dúvidas momento que os vereadores fizeram seus questionamentos ao gerente.
Veja a explanação do gerente do SAMU aos vereadores: