O vereador Gilmar da Saúde (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (25), para inicialmente cumprimentar os vereadores, funcionários, assessores, imprensa, as pessoas da galeria e justificar seu atraso devido estar participando de um evento de lançamento da campanha 16 Dias de Ativismo Contra a violência Contra a Mulher que teve a presença do prefeito Zequinha Lima, secretários, juízes, delegados e do superintendente do Incra.
“Trago também para esse poder o tema do feminicídio que ainda é um tema mal discutido e mal resolvido. Recentemente no bairro do Cruzeirinho um homem matou sua mulher na frente dos filhos. A Coordenadoria das Mulheres da Prefeitura deu início ao movimento e quero destacar que superintendente do Incra no momento assinou um convênio para mulheres produtoras dos ramais no valor de R$ 5 mil”, disse.
O vereador convocou os 14 vereadores homens ao lembrar que não é a primeira vez que a juíza, Doutora Andreia Brito faz a observação que a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul não tem a representação de nenhuma mulher. “Esperamos que na próxima legislatura possa ter mulheres disposta a entrar na política para melhorar ainda mais o debate nesta Casa”, destacou o vereador.
Gilmar informou também aos vereadores que participou no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul de uma confraternização comemorativa ao Dia Nacional do Doador de Sangue, evento que foi inclusive divulgado para os vereadores e foi muito bem organizado ao lembrar que os parlamentares também tem que fazer a sua parte para incentivar a campanha de doação de sangue.
“Como enfermeiro no próprio Pronto Socorro do Hospital do Juruá fiz prescrição de um paciente para sangue quando o médico prescrevia três bolsas de sangue e só tinha uma naquele momento podia se ver a dificuldade das famílias para conseguir a doação. Amanhã é a finalização da campanha, as pessoas devem ir no Hemonúcleo para fazer exames de avaliação para ver se está apto para ser um doador e registro que há poucos meses essa Casa aprovou uma lei para beneficiar os doadores”, enfatizou.
Gilmar da Saúde fez um agradecimento à Secretaria de Obras, através do secretário Josinaldo Batista, que atendeu um requerimento feito na última sessão na terça feira passada e a equipe da prefeitura já atendeu. “Era uma pavimentação nova, mas a falta de drenagem já estava prejudicando o local e se não resolvesse no início com certeza o buraco ia virar uma cratera. Os mototaxistas representados pelo vereador Zaldo com certeza precisam das ruas em boas condições para trafegar”, ressaltou.
Ao finalizar Gilmar da Saúde destacou o problema das cirurgias eletivas ao lembrar que os vereadores pessoalmente pediram ao governador Gladson Cameli pela solução do problema que prejudica muitas mulheres. “Não seu mais a quem recorrer, como diz no filme Tropa de Elite já nos ajoelhamos nos pés do zero um, o governador Gladson Cameli, e até agora quase nada foi feito”, disse ao lembrar que governador é ciente da calamidade pública.
“É um problema grave, já teve mulher pensando até em se matar porque passa 365 dias do ano sangrando. A primeira coisa que ela perde é o marido porque a vida sexual vai para brejo. Depois perde o emprego e a saúde mental e o pensamento é cometer suicídio. A mulher vai na maternidade e o médico prescreve remédio para dor e amenizar o sangramento e manda para casa. Depois já vai usar fralda descartável de noite”, enfatizou.
O vereador destacou ainda que anda muito preocupado com a situação da saúde no Estado ao ressaltar que o Zero Um está ciente de tudo e agora ele está preferindo orar porque parece que a voz dos vereadores não é ouvida. “Passamos nove meses batendo na tecla do tomógrafo, fomos duas vezes em Rio Branco quando foram inaugurar nem lembraram que os vereadores foram pedir solução para o porblema e hoje se coloca como o bonzinho. Infelizmente no nosso Estado o gestor faz a obrigação dele e pensa que está fazendo favor aos acreanos. Peço a Deus que possa nos guiar para essa luta em favor dos munícipes”, finaliza.