Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de outubro de 2024 00:36

Governador Gladson Cameli anuncia que o Estado do Acre vai baixar a alíquota do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica de 25% para 17%

gladson

“Começamos esta sexta-feira com boa notícia para a população acreana. O Estado baixou a alíquota do ICMS, de 25% para 17%, sobre operações internas com combustíveis e com energia elétrica com consumo mensal acima de 140kwh. Quem ganha é o povo!”, anunciou o governador Gladson Cameli em suas redes sociais ao informar sobre a adesão do Estado a Lei Complementar 194, do governo Federal que tem por objetivo reduzir o preço da gasolina.

O preço dos combustíveis em Cruzeiro do Sul já teve uma redução de cerca de R$ 0,56, na grande maioria dos postos e com a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços que abrange a energia elétrica e o transporte coletivo, determinada pela nova legislação de acordo com o aval de cada governador, deverá diminuir ainda mais para o consumidor.

Apesar da medida gerar uma queda significativa de até R$ 230 milhões na arrecadação do ICMS para os cofres do Estado o governador Gladson Cameli adere a política  de redução do preço do combustível proposta pelo governo Federal e reduz de 25 para 17% o valor do imposto nas operações internas com combustíveis e energia elétrica com consumo mensal acima de 140 kwh.

A decisão governamental deverá ser publicada na edição do Diário Oficial do Acre deste dia 08 de julho. Apesar do forte impacto nas contas públicas gerado pela diminuição na arrecadação do ICMS o governo do Estado, que fez um trabalho de fortalecimento das suas finanças, tem garantido os recursos necessários para o pagamento da folha de pagamento dos servidores estaduais.