A solenidade da troca da bandeira, comemorativa aos 63 anos de autonomia do Estado do Acre, realizada neste domingo (15), no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, pelo governo do Estado, também foi marcada por homenagens onde o governador Gladson Cameli concedeu e entregou à personalidades a maior honraria do Acre, a Ordem da Estrela.
O decreto com os agraciados com a honraria da Ordem da Estrela, concedida à personalidades cujas contribuições notáveis impulsionam o desenvolvimento do Estado do Acre ou cujas ações impactam diretamente a vida da população acreana, foi publicado neste domingo, no Diário Oficial do Estado.
Entre os agraciados com a Ordem da Estrela estava um cruzeirense ilustre e figura querida da população de Cruzeiro do Sul, o senhor Aluyzio Ferreira Gomes, popular Bacanagem, que recebeu do governador Gladson Camelí a insígnia no grau de Cavaleiro.

Aluysio Ferreira Gomes, 88 anos, natural de Cruzeiro Sul, é o quarto filho de uma sequência de 9 irmãos. Viúvo, o senhor Aluysio foi casado com a senhora Venina Maia, com quem teve 11 filhos, todos vivos. Desde muito cedo trabalhou na lavoura e depois empreendeu, dando os primeiros passos na busca da independência financeira.
O senhor Aluysio foi pioneiro na profissão que lhe possibilitou a subsistência e manutenção de sua família, a hoje, tão falada Reciclagem. Com sua carroça, puxada por tração animal, tornou-se figura folclórica e ícone do trabalho empreendedor nas ruas de Cruzeiro do Sul, comprando e revendendo engradados de garrafas de bebidas.
Ainda jovem importou de Manaus uma gíria: a expressão Bacana que posteriormente rendeu-lhe o apelido de Bacanagem; apelido esse que se confunde com a profissão de sucateiro ou reciclador e que hoje passados os anos tornou-se referência de sua árdua luta na criação e direcionamento de sua família.

Aos 88 anos de idade, bem vividos, o senhor Aluysio Gomes, atualmente, já aposentado, goza da amizade, amor, carinho e respeito dos filhos e netos. Sua imagem nas ruas de sua cidade Natal, personifica a figura do homem trabalhador e empreendedor, que ousou e venceu na vida, graças a sua própria iniciativa, razão pela qual merece o respeito e o carinho de toda a população de Cruzeiro do Sul.
Outras personalidades foram agraciadas com a Ordem da Estrela:
- Labib Murad: ginecologista e obstetra há 59 anos, e primeiro médico legista do Acre. Recebeu a insígnia no grau de Grã-Cruz;
- Padre Mássimo Lombardi: responsável pela área missionária da Cidade do Povo, pela Casa de Emaús e coordenador do Instituto Ecumênico Fé e Política, entidade social de caráter pacifista entre as religiões. Nascido na cidade de Luca, na Itália, em 1945, foi ordenado sacerdote em 1969 e chegou ao Acre em 1974, fruto de uma parceria missionária entre as dioceses de Luca e do Acre. Recebeu a insígnia no grau de Grande Oficial.
- Narciso Mendes de Assis: engenheiro civil e empresário no estado. Pelo PDS, foi eleito deputado estadual em 1982 e deputado federal em 1986, participando da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Recebeu a insígnia no grau de Grande Oficial da Ordem.
- Osmir de Albuquerque Lima Filho: eleito deputado federal em 1986, participou da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988, sendo vice-líder do PMDB na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Recebeu a insígnia no grau de Grande Oficial.
- Aldenor Araújo da Silva: nascido na região do Rio Purus, é proprietário de uma das principais redes de supermercado do estado acreano.
- Fábio Ricardo Leite: reitor do Centro Universitário Uninorte, recebeu a insígnia no grau de Comendador.
- Adauto José Batista: popularmente conhecido por “Batista”, foi condecorado em memória, com a insígnia no grau de Cavaleiro. Foi um destacado empresário em Cruzeiro do Sul, dono do primeiro posto de combustíveis e da primeira empresa de transporte da cidade. A filha recebeu a homenagem.
- Messias do Santos Paiva: empossado em 1º de março de 1974, é servidor público do Estado há mais de 50 anos e atravessou o mandato de 14 governos do Acre. Recebeu a insígnia no grau de Cavaleiro.