O governador Gladson Cameli, o secretário de Estado de Meio Ambiente, e das Políticas Indígenas, Israel Milani e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre, André Hassem, participarão na manhã desta segunda-feira (21), da cerimônia de apresentação da Carreta Ambiental em Cruzeiro do Sul.
Na solenidade, que acontece às 10:00 horas, em frente à Catedral de Nossa Senhora da Glória, onde está instalada a Carreta Ambiental que atenderá os produtores rurais do município, será apresentado pelo governador e assessores o Programa de Capacitação e Atendimento Ambiental Itinerante.
A Carreta Ambiental do Governo do Estado, unidade que presta diversos serviços burocráticos na área do meio ambiente iniciou o atendimento no vale do Juruá pela Vila Santa Luzia e em seguida nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, encerra esta etapa de atendimento na regional, em Cruzeiro do Sul, nos dias 21, 22 e 23 deste mês.
A Carreta Ambiental é um projeto idealizado pela deputada federal Vanda Milani que destinou recursos para a implementação dos serviços Itinerantes para os trabalhadores da zona rural. Na unidade, os produtores podem tirar as licenças ambientais para suas atividades e fazer a adesão aos programas voltados para setor produtivo.
Também é possível impetrar recursos para recorrer de multas ambientais e o governo do Estado também disponibiliza serviços de outras secretarias na unidade para atender aos produtores, além de atividades culturais.
“Se o produtor rural tiver uma multa e quiser entrar com um recurso, temos a Defensoria Pública dentro da Carreta Ambiental para fazer essa assistência jurídica. Temos o Iteracre com a parte de regularização fundiária também, temos o Imac com a expedição de licenças, dispensa de outorga e todos os seus serviços que estarão sendo oferecidos para o produtor rural”, informou o coordenador da Carreta Ambiental James Alves.