O reforço nas ações conjuntas para avançar no processo de integração entre o Brasil e o Peru pelo Acre, via Cruzeiro do Sul e Pucallpa — capital do estado peruano de Ucayali — foram assuntos abordados em reunião entre o secretário da Representação do governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, e o governador de Ucayali, Manuel Gambini.

O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 17, na sede da Repac, em Brasília, quando o secretário Fabio Rueda fez um relato das iniciativas desenvolvidas pelo governo do Acre, inclusive junto ao governo federal, para avançar na integração abrangendo desde o comércio, saúde educação, segurança ao transporte inclusive aéreo, a exemplo da luta para implantação de voo entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa.
“Já tivemos reunião no Ministério de Portos e Aeroportos buscando resolver questões técnicas do aeroporto de Cruzeiro do Sul, inclusive aduaneiras necessária para receber voos internacionais, como é o caso dessa linha pretendida com o Peru”, exemplificou Fabio Rueda.

O secretário ressaltou o empenho do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, juntamente com integrantes das bancadas federal e estadual, para concretizar essa integração, reforçando, ainda, a posição geográfica estratégica Acre na ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, além das vantagens mútuas para os dois países.
“Somos estados vizinhos com potencialidades múltiplas e que precisam ser melhor exploradas, por isso precisamos de movimentos coordenados para tornar realidade o quanto antes essa integração”, afirmou.
O governador de Ucayali também destacou a importância da integração ressaltando considerar a ligação aérea entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, “o primeiro passo” neste sentido. Ele disse, inclusive, que após reuniões mantidas com o governador Gladson Camelí, a vice-governadora Mailza e representantes da Assembleia Legislativa, veio a Brasília reforçar a busca pela integração.

Um dos seus focos, afirmou, é a consolidação do “Comitê de Frontera Amazônica, que foi reativado hoje mediante o intercâmbio de cartas diplomáticas” entre as áreas de relações exteriores do Brasil e do Peru, e que trata da integração entre os dois países envolvendo cooperação em diversas áreas.

Também participaram da reunião a diretora do Escritório de Cooperação Internacional do Governo Regional de Ucayali, Clara Mera, e o primeiro secretário da Embaixada do Peru no Brasil, Alejandro Paredes.