Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de agosto de 2025 17:43

Governo do Estado e Prefeitura de Feijó consolidam Festival do Açaí como ambiente de negócios

Assur-e-Railson (1)

Tornar um dos maiores símbolos culturais e tradicionais do Acre em um ambiente efetivo de negócios nos diferentes segmentos econômicos a fim de fortalecer a economia. Esse é o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com a prefeitura de Feijó, na 26ª edição do Festival do Açaí, que se iniciou na última quinta-feira, 15, e vai até este domingo, 17, com diversas atrações.

Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, e Railson Ferreira, prefeito de Feijó, executam parceria entre Estado e Município para promover ambiente de negócios no evento. Foto: Luan Cesar/Seict

Estado e Município apostam na união entre tradição e empreendedorismo para transformar a festa com ampla integração industrial e empresarial. A ideia é ir além da valorização cultural do município para promover transações atrativas que fortaleçam a indústria acreana, a economia da cidade e façam com que um dos eventos mais tradicionais do Acre seja o terreno perfeito para atração de investimentos e acordos nos mais diversificados segmentos econômicos.

Assurbanípal Mesquita, titular da pasta estadual, explica que no coração do evento foi montado o Espaço Indústria e Tecnologia, que reúne uma programação diversificada ao público e empresariado do segmento. O espaço conecta diversos serviços ao público, como os do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que apresenta diversos produtos industriais e abre o caminho para muitas ações voltadas ao setor produtivo da região, ampliando o alcance do festival para além da cultura.

“Com essa importante parceria com a prefeitura, estamos dando um novo significado ao Festival do Açaí. Ao mesmo tempo em que valorizamos a tradição cultural, criamos um ambiente para negócios que impulsionam a economia local e fortalecem a indústria acreana. O Espaço Indústria e Tecnologia é a prova dessa integração. Essa união entre governo e prefeitura consolida o festival como um marco cultural e também como vitrine de desenvolvimento econômico”, diz Mesquita.

Para o prefeito de Feijó, Railson Ferreira, o modelo executado pelo Município e Estado agrega valor ao evento e amplia o impacto dele na cidade: “A proposta de trazer mais negócios para o festival fortalece a economia local e incrementa, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, os benefícios que este evento gera para a nossa população. É uma forma de aproveitar todo o potencial turístico e cultural de Feijó para gerar mais renda e emprego na cidade”, destaca o gestor.

Com a abordagem, o Festival do Açaí se firma como um encontro regional de extrema importância que une cultura, turismo e empreendedorismo, criando um ambiente fértil para negócios e fortalecendo a identidade econômica e cultural do Acre. “Transformar tradição em novas oportunidades é um trabalho essencial para impulsionar o desenvolvimento e gerar novos horizontes com bons resultados para a população”, finaliza o secretário Assurbanípal Mesquita.