Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de dezembro de 2024 00:04

Grande carreata neste dia 15 de agosto marcará encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória

D. Flávio Giovanale, Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, está satisfeito com a maneira que está sendo realizada o Novenário de Nossa Senhora da Glória

Carreata e live encerram o novenário de Nossa Senhora da Glória

O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, D. Flavio Giovanale, está muito satisfeito com as festividades religiosas do Novenário de Nossa Senhora da Glória que tiveram que ser totalmente readaptadas por conta da pandemia e acontece com a participação presencial de acordo com a determinação das autoridades e decretos.

A festa religiosa do novenário, com a celebração de novenas e missas, chega na sua conclusão neste dia 15 de Agosto, Dia da Padroeira e se encerrará com duas missas, uma às 7:00 horas da manhã e outra às 19:00 horas. Na parte da tarde, a partir das 15:30 horas, acontecerá uma grande e bela carreata pelas ruas da cidade.

D. Flávio Giovanale avalia que dentro das possibilidades e limitações da pandemia do novo Coronavírus as atividades religiosas do novenário deste ano estão muito acima do esperado porque todo mundo está colaborando e pelas redes sociais e meios de comunicação muita gente foi alcançada.

“Muita gente que não podia estar presente nos anos anteriores neste ano participa pelas redes sociais. Nossa primeira opção é pela vida, por isso que nos primeiros dias não tinha ninguém na igreja e depois com a autorização das autoridades sanitárias organizamos com muita segurança”, afirma.

Para o bispo Diocesano na dúvida de qual dos decretos – estadual ou municipal – estaria valendo se preferiu não colocar ninguém em risco. “Nossa vontade era ver a Catedral lotada como nos anos anteriores. Mas, a vida está em primeiro lugar, é preciso cuidar muito bem desse dom de Deus”, disse.

Cartazes para ornamentar os carros estão a disposição na sede da Paróquia

Ao agradecer o apoio das autoridades D. Flávio destaca que a carreata terá apoio dos sistema de segurança com um grande suporte e inclusive sugeriram que o evento fosse realizado na parte da tarde devido uma movimentação maior de pessoas no centro da cidade pela manhã.

“Não podemos fazer aquela bela procissão, mas será uma grande carreata. Considerando a orientação das autoridades modificamos o horário e o trajeto porque realmente no período da manhã tem muito mais trânsito de pessoas no centro da cidade”, ressalta.

Para D. Flávio o próprio novenário já passou por várias fases, pois quando não tinha energia elétrica era realizado na parte do dia e na sua avaliação a forma de manifestar o sentimento à Nossa Senhora da Glória muda, mas o amor e o fundamento ficam.

“Avalio que o Espírito Santo, através da pandemia, está mostrando para nós novas formas de alcançarmos muito mais pessoas que nos anos anteriores não participavam das celebrações presencialmente e nem pelas redes sociais como está acontecendo agora”, disse.

O bispo ressalta que depois da pandemia a nova forma de comunicação permanecerá porque é uma maneira muito mais fácil de chegar na casa das pessoas que não podem sair de sua casa para ir à igreja e também nos anos anteriores não tinham a facilidade de acompanhar pelas redes sociais.

Ao destacar o tema do novenário de 2020 – Maria Mãe da Esperança – o bispo parabeniza o cantor e compositor Alberan Morais que foi convidado para colaborar e recebeu uma grande inspiração ao compor um belo hino de louvar à Nossa Senhora da Glória.

“O tema do novenário desse ano, Maria Mãe da Esperança, foi escolhido pelo padre Francisco. Minha participação foi lembrar que o pedagogo Mário Cortella, muito cristão, deu uma entrevista dizendo que esperança não vem do verbo esperar, mas do verbo esperançar”, destaca D. Flávio.

D. Flávio confessa que não sabia que existia o verbo esperançar e foi ver no dicionário o significado e lá está explicado que esperançar é construir o que se espera com a ajuda de Deus.

“A composição do Alberan é uma grande inspiração. Os compositores tem essa ligação e nesse tempo de pandemia é preciso manter a esperança alicerçada na certeza que Deus está conosco e com Ele vamos superar e vencer. Se seguirmos os passos do Evangelho vamos conseguir sair”, afirma.

Ao finalizar D. Flávio Giovanale fez um agradecimento especial ao Pároco da Catedral, aos organizadores e patrocinadores – Governo do Estado, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS) – e o apoio da Rádio Verdes Florestas e de todos.

Gerente da 1ª Ciretran, Taynara Martins, avalia que será uma carreata tranquila e pede apoio dos participantes para que transcorra sem problemas

A gerente da 1ª Ciretran, Taynara Martins, destaca que o governo do Estado, através da 1ª Ciretran, apoia a Diocese de Cruzeiro do Sul na organização da carreata, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans) e do Pelotão de Trânsito (Peltran) da Polícia Militar.

“Avaliamos que a carreata terá a participação de cerca de 600 veículos, orientamos aos participantes que observem as normas de circulação, inclusive evitem estar com pessoas nas carrocerias. Vamos estar com um número significativo de orientadores para que não haja problemas”, disse.

Taynara avalia que o percurso não é difícil, mas a carreata passará por muitos cruzamentos sendo necessária a atenção dos condutores e mesmo com o elevado número de veículos que deverão participar se espera que tudo transcorra sem problemas.

“Com certeza será uma carreata tranquila porque não haverá uso de bebida alcoólica, os fieis vão estar professando sua fé e esperamos que todos colaborem para que tudo aconteça dentro da normalidade e tenhamos um evento sem o registro de acidentes”, finaliza.