O Réveillon do Rio de Janeiro entrou oficialmente para a história. O Guinness World Records reconheceu a festa da virada na Praia de Copacabana como o Maior Réveillon do Mundo, consolidando o evento como a maior celebração de Ano Novo em espaço aberto do planeta. Para a edição deste ano, a expectativa é de um público de 2,5 milhões de pessoas na orla da Zona Sul.
O título foi concedido após análise e validação dos critérios estabelecidos pelo Guinness, que levou em conta o número recorde de participantes, a dimensão territorial do evento, a magnitude da programação artística e a relevância cultural da celebração. Milhões de pessoas, vindas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, transformam Copacabana em um grande palco a céu aberto, marcado por música, diversidade e espetáculos visuais.
A juíza do Guinness Book, Camila Borenstain, explicou que foram realizadas análises de documentos, imagens e até coleta de depoimentos.
“Documentos oficiais da prefeitura, então, trazendo para a gente a planta do espaço com metragem quadrada, qual que é o local e metragem da praia.
Então, também a quantidade de pessoas por metro quadrado, a gente valida foto, vídeo, planta e o documento oficial assinado pela prefeitura. E, também, a gente tem testemunhas, então, pessoas que estiveram aqui comprovando que estava cheio, que tem a quantidade de pessoas. Nós somos a única empresa que valida, mundialmente, os superlativos, então, os maiores.
E eu sinto que traz um reconhecimento a mais, talvez, uma repercussão internacional até, para que nos próximos tenham ainda mais pessoas”.
Como parte do reconhecimento, o prefeito Eduardo Paes recebeu uma placa e um certificado oficiais do Guinness World Records. O documento, emoldurado, traz o selo da instituição e o texto que confirma o recorde: “The largest New Year’s Eve celebration was achieved by Prefeitura do Rio de Janeiro, Brazil, with the support of agency SRCOM, in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil, on 31 December 2024”. Ao final, a certificação é assinada com a tradicional marca do Guinness: “Officially Amazing”, acompanhada do emblema de recordista mundial.
Enquanto isso, o palco do principal réveillon do país entra nos ajustes finais na manhã desta terça-feira (30), em Copacabana. Sob altas temperaturas, equipes trabalham nos últimos detalhes da estrutura que vai receber mais de dois milhões e meio de pessoas para a virada do ano, considerada a maior festa a céu aberto do Brasil. O Palco Rio, principal da orla, terá 25 metros de altura e ocupa uma área de 1.700 metros quadrados, com forte investimento em tecnologia, incluindo 700 metros quadrados de painéis de LED.
A programação organizada pela Riotur contará com 13 palcos espalhados pela cidade. Em Copacabana, grandes encontros da música brasileira marcam a noite, com apresentações de Gilberto Gil e Ney Matogrosso, Belo e Alcione, João Gomes e Iza, além do DJ Alok, que também assina a trilha sonora da virada. A queima de fogos promete ser histórica, com 19 balsas ao longo da orla, 12 minutos de espetáculo pirotécnico e um show de 1.200 drones, o maior já realizado no Rio, reforçando o título que agora coloca o Réveillon carioca no topo do mundo.
