As comemorações do Dia da Independência em Cruzeiro do Sul iniciaram, na manhã deste domingo (07), às 8:00 horas, com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade, localizada num local onde se encontra o maior cartão postal do município, a imponente Catedral de Nossa Senhora da Glória.
Estudantes e servidores públicos municipais, entre outros, prestigiaram a solenidade de hasteamento dos pavilhões feitos pelo Coronel do Exército e comandante do Comando de Fronteiras Juruá-61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron.Juruá/61º BIS), Mathias, pela representante do governo do Estado, Raquel Batista e pela vice-prefeita Delcimar Leite. O Hino Nacional foi executado pela Banda de Música do C.Fron Juruá/61º BIS.
A solenidade de hasteamento dos pavilhões no Dia da Independência, que já é tradicional, durante a gestão do prefeito Zequinha Lima tem recebido uma programação especial com desfiles cívico-militar com a presenças das Forças de Segurança – Exército, Marinha. Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) – e estudantes escolas, que será realizado a partir das 17:00 horas devido ao forte calor.
A vice-prefeita Delcimar Leite, a representante do governador Gladson Cameli, Raquel Batista e o comandante do C.Fron Juruá/61º BIS, Coronel Mathias, que inicia sua despedida de Cruzeiro do Sul, destacaram a importância das comemorações do Dia da Independência e a presença do município, do Estado e do Exército Brasileiro valorizando a importante da data do 7 de setembro.
Depois do hasteamento dos pavilhões a Banda do C.Fron Juruá/61º BIS executou o Hino da Independência, que é um dos mais bonitos símbolos nacionais.