O hemonúcleo de Cruzeiro do Sul tem em seu cadastro cerca de cinco mil doadores, entre homens e mulheres, mas destes apenas um pouco mais de 200 são doadores regulares que mantém quatro doações por ano sendo necessária a adesão de mais dos doadores cadastrados mantenham a doação regular para que se possa garantir um estoque regulador maior para atender os pacientes que precisarem de transfusão.
Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta segunda-feira (25), a direção do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul ofertou uma programação especial com café da manhã, momento de louvor, coletas de sangue e palestras para agradecer aos doadores que garantem a manutenção de sangue para as unidades de saúde e faz o convite para que mais doadores possam contribuir com sua doação para aumentar o estoque da unidade.
Na programação que se estenderá desta segunda até a sexta-feira (29) haverá atendimento com dentista, teste de visão, doação do Mercadão dos Óculos, nutricionista, psicólogo, massagem e limpeza de pele, sobrancelhas e lanches para os doadores num reconhecimento e agradecimento por fazerem parte dos que com sua doação de sangue garantem a manutenção dos estoques.
A técnica em Hematologia e Hemoterapia Fátima Girão, ao destacar a importância do Dia Nacional do Doador avalia estar sendo necessário que um maior número de cidadãos cruzeirenses e dos municípios vizinhos possam se tornar doadores regulares porque o sangue coletado necessita de sete dias para que seja disponibilizado para os pacientes nas unidades de saúde da região que precisam ser submetidos às cirurgias.
Técnica em Hematologia e Hemoterapia Fátima Girão
A jovem estudante do Colégio Militar D. Pedro II, Amanda de Souza Medeiros, é uma das mais novas cadastradas no Banco de Sangue do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul. Ela já fez a sua primeira doação e será uma doadora regular. Desde antes dos 16 anos Amanda tinha o sonho de doar sangue, mas na sua primeira experiência não conseguiu porque sua hemoglobina não estava normal, mas ela insistiu e neste ano já fez duas doações.
A gerente do Hemonúcleo, Sâmia Taumaturgo, destacou a data comemorativa de grande importância para a comunidade ao agradecer todos os doadores regulares que contribuem para a manutenção do estoque de sangue que além de atender Cruzeiro do Sul e os municípios acreanos da regional do Juruá atendem também os pacientes dos municípios amazonenses de Guajará e Ipixuna.
O assistente social do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Jean Carlos Martins, fez um agradecimento especial aos patrocinadores – Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Mercantil Cohab, Musical Importadora, Super Econômico, Asa Branca, Gráfica Criativa, Cristal, Diocese de Cruzeiro do Sul, MAJU, Papelim Fest, Sapatinho de Luxo, Dila Decor, Plácida Cameli, Honda, Espaço DAY, MaryKay, Mercadão dos Óculos, Nutricionista Catiucia Pinheiro, a Psicóloga, Dra. Luziane e a imprensa.
Veja o que disseram:
Assistente Social Jean Carlos e a gerente do Hemonúcleo, Sâmia Taumaturgo
Cirurgião Dentista Reinaldo Fontaneli, veterano do Exército, doador há 42 anos
Nildo Rodrigues Correia é doador há 31 anos
Policial Militar Adriano José
Hilary Ferreira, colaboradora do Hemonúcleo