Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de dezembro de 2024 18:57

Hemonúcleo volta a cadastrar voluntários para doação de medula óssea

hemonucleomedula

A medula-óssea é um tecido líquido-gelatinoso que encontra-se no interior dos ossos e é popularmente conhecido como “tutano”. Na medula-óssea ocorre a produção de células sanguíneas como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, explica a enfermeira Jéssica Rodrigues, do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul.

Enfermeira Jéssica Rodrigues, do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul

O transplante de medula-óssea é um tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue (leucemias, talassemia, anemia falciforme, etc) e comprometem a função dessa medula. Consiste na substituição da medula deficiente por uma saudável.

O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul é o centro de referência para o cadastramento de doadores de medula-óssea no Vale do Juruá. A enfermeira Jéssica explica que os interessados em realizar o cadastro podem procurar a unidade para preencher o formulário de cadastro e coletar 5 ml de sangue para a realização do exame de histocompatibilidade, no qual examina o material genético do doador. A partir dessa etapa, será realizado o cadastro do candidato no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

O cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa saudável entre 18 e 55 anos. A partir do momento que surge um doador compatível com o material genético de um paciente o Ministério da Saúde entra em contato com o candidato à doação para dar seguimento ao processo de transplante de medula.

 

Gerente de Assistência do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Gilliard

O gerente de Assistência do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Gilliard, orienta que a doação de medula óssea não apresenta riscos, é um procedimento simples e de rápida recuperação e em 15 dias o próprio organismo recompõe tudo aquilo que foi retirado.

“Gostaria de convidar os leitores do Vozdonorte e a população em geral para fazer uma visita a unidade do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul para realizar seu cadastro e ser um doador de medula.”, convida. O Hemonúcleo funciona de segunda à sexta-feira, das 7:00 horas às 13:00 horas e os interessados devem levar um documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).