Cruzeiro do Sul, Acre, 8 de setembro de 2025 16:33

Homem é espancado até a morte ao tentar evitar violência doméstica em SP

Odair-Marcal-Brum (1)

Autor do crime foi detido em flagrante e teve sua prisão convertida em preventiva pela Justiça

Um homem morreu após ser espancado por outro ao tentar evitar um caso de violência doméstica, no sábado (30), em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

Odair Marçal Brum foi brutalmente espancado e o autor do crime, identificado como Danilo Muniz Andrade, foi detido em flagrante e teve sua prisão convertida em preventiva pela Justiça. Ele é acusado de homicídio qualificado contra Odair e lesão corporal no contexto de violência doméstica contra sua companheira.

De acordo com a decisão judicial que manteve o suspeito na prisão, Danilo Muniz Andrade agredia a companheira, quando o vizinho, Odair, interveio na situação.

Em um ato de extrema violência, Odair foi atacado com múltiplos golpes, incluindo chutes na região da cabeça enquanto já estava no solo, resultando em seu óbito no local do ocorrido. Os indícios de materialidade e autoria foram confirmados pela documentação e pelos depoimentos colhidos.

A decisão judicial de converter a prisão em flagrante para prisão preventiva foi embasada na gravidade dos fatos. De acordo com o magistrado, o “modus operandi” de Danilo revelou destemor, insensibilidade e periculosidade, além de um desequilíbrio emocional que inviabiliza sua liberdade

A Justiça considerou a ação como “assaz preocupante”, especialmente por ter ocorrido em meio a uma comunidade e entre vizinhos, o que impõe a garantia da ordem pública.

Na decisão, a Justiça fundamentou a prisão preventiva na presença dos requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal, e também pela aplicação do artigo 313, inciso I, da mesma lei, uma vez que o delito imputado ao autuado é doloso e punido com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos.

CNN buscou a defesa de Danilo Muniz Andrade, que optou por não se pronunciar sobre o caso.