Depois de ser submetido com sucesso a procedimento para retirada de espinha de peixe da garganta, na tarde da última quinta-feira (08), um paciente de Marechal ficou internado na enfermaria do Hospital Regional do Juruá. Na sexta-feira (09) ele teve taquicardia ventricular na enfermaria, foi desfibrilado no Pronto Socorro e em seguida intubado.
Segundo as informações, na chegada ao hospital foram realizados exames de sorologia para Covid-19 no paciente que deram negativo, mas nesta sexta-feira (09), um exame Swab testou positivo. Ele chegou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha intubado e sob ventilação mecânica, com ritmo cardíaco normal.
Depois de dar entrada na UTI Covid, cerca de 20 minutos, o paciente teve uma parada cardíaca e mesmo com todos os esforços da equipe médica não foi possível reanimá-lo e ele foi a óbito neste sábado (10) e sepultado no início da noite de acordo com o protocolo da Covid-19, deixando parentes desolados.
De Marechal Thaumaturgo para Cruzeiro do Sul o paciente fez o trajeto na lancha que faz diariamente a rota entre os dois municípios. Depois do procedimento para retirada da espinha o paciente teve contato com familiares. Segundo a avaliação de um médico o exame de sorologia pode dar negativo e o Swab é o exame ideal para detectar o vírus da Covid-19.
Uma probabilidade é que o paciente já veio do município de Marechal Thaumaturgo acometido pela doença o que coloca em alerta todos que tiveram contato com ele, inclusive familiares, para que estejam atentos a qualquer sintoma da doença. O ideal seria que fossem submetidos a exame Swab como forma preventiva, apesar dos protocolos existentes.