Serão selecionados 50 alunos do Ensino Fundamental das escolas participantes para atuarem como monitores do Projeto Escola Maker: Ciência e Inovação
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e coordenação do Projeto de Extensão Escola Maker: Ciência e Inovação, publicou na última segunda-feira (09.06), o Edital nº 11/2025, que abre processo seletivo para a escolha de 50 estudantes bolsistas do Ensino Fundamental II das escolas públicas participantes do projeto que integra o Programa Mais Ciência na Escola.
O edital com todas as informações sobre critérios de participação, cronograma, etapas de seleção e documentação necessária está disponível na página oficial de editais do Ifac:
Escolas que participam do projeto – As vagas são destinadas a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental das seguintes escolas da rede pública: Escola Plácido de Castro (Cruzeiro do Sul); Escola Tupanir Gaudêncio da Costa (Tarauacá); Escola Fontenele de Castro (Sena Madureira); Escola Clínio Brandão (Rio Branco); e Escola Anthero Soares Bezerra (Xapuri).
Cada escola contará com 10 vagas para alunos que atuarão como monitores bolsistas nas atividades do projeto. As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line, disponível no link:
Acesse o formulário de inscrição
Os estudantes selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 200,00 financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogada conforme a necessidade do projeto e disponibilidade orçamentária.
Programa Mais Ciência na Escola – O projeto, aprovado pelo Ifac através da Chamada Pública nº 13/2024 do CNPq, garante um investimento de R$ 500 mil para implantação de laboratórios maker em cinco escolas públicas no Acre. A iniciativa faz parte do Programa Mais Ciência na Escola, desenvolvido pelo CNPq em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O objetivo do programa é fortalecer o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da criação de ambientes de inovação com laboratórios maker, formação de professores, desenvolvimento de atividades práticas e concessão de bolsas para alunos e docentes.