Um incêndio de grande proporção destruiu, na madrugada desta quarta-feira (19), quatro casas localizadas no Beco Maria Amália, no bairro da Praia, em Tarauacá. O fogo começou numa das casas e rapidamente, pela proximidade, passou de uma casa para a outra. O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente atendeu a ocorrência e iniciou o combate ao fogo.
Quando os bombeiros chegaram ao local o fogo já havia alcançado a quarta casa. Em meio à situação, a população relatou que o incêndio pode ter sido criminoso. Segundo informações do Corpo de Bombeiros no mesmo horário do incêndio houve ainda tentativas de atear fogo em uma serraria, pertencente ao senhor Flávio e em outra residência no mesmo bairro.
As ações criminosas foram controladas pelos próprios moradores com auxílio de guarnições da Polícia Militar. O combate às chamas exigiu uma operação intensa, com duração de quatro horas e 40 minutos de atuação ininterrupta com uso de quase 30 mil litros de água e aproximadamente 200 metros de mangueiras.
Mesmo com condições adversas as equipes do Corpo de Bombeiros atuaram de forma incansável, revezando entre os militares para haver um descanso no combate, enquanto outros militares utilizavam técnicas de combate direto e indireto, além de estratégias de resfriamento para conter a propagação do fogo.
Apesar da dimensão do sinistro a ação rápida coordenada pelo CBMAC conseguiu preservar cerca de 20 residências de madeira que estavam no entorno. Enquanto as guarnições se empenhavam nesse incêndio de grandes proporções, outro foco surgiu em outra região da cidade, exigindo a divisão das equipes para atender simultaneamente às duas ocorrências.