Ação rápida do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se propagasse para os demais motores e evitou um incêndio de grandes proporções
O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul foi acionado na madrugada desta quarta-feira (22) pelo 193 e por funcionários da empresa Energias do Acre que informaram sobre um incêndio num dos motores do grupo de cerca de 70 motores de geração energia que fica num contêiner fechado o que dificulta o combate ao incêndio.
O comandante do 4º Batalhão Especial de Proteção e Combate a Incêndio Floresta (4º BEPCIF), Tenente BM Josadac Cavalcante, informou que a guarnição foi acionada por volta de 1:30 horas da madrugada com a informação do incêndio no compartimento onde estão localizados cerca de 70 motores de geração de energia da empresa Energias do Acre.
De imediato uma guarnição do Corpo de Bombeiros se deslocou ao local do incêndio, que fica ao lado da sede do 4º BEPCIF e iniciou o combate ao fogo que já estava sendo feito por funcionários da empresa com extintores dispostos no local onde estão os motores que fazem parte do projeto contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
“Nossa equipe chegou ao local, posicionou a viatura e iniciou o combate ao incêndio usando a água com agente extintor, além dos extintores de pó químico e CO2 da própria empresa. Foi um incêndio bastante demorado porque o motor a combustão fica num compartimento interno, se trata de líquido inflamável e o combate teve a duração de mais de três horas”, disse o comandante.
O Tenente BM Josadac ressaltou que a ação rápida do Corpo de Bombeiros, integrada com a equipe da empresa, evitou que o incêndio se propagasse para as demais máquinas do compartimento porque o fogo já se propagava e se aproximava de outros motores que ficam um ao lado do outro e caso acontecesse seria um acidente de proporções muito maiores.
“Com certeza se o fogo tivesse atingido os demais motores a cidade poderia ter ficado sem energia. No momento que a equipe chegou ao local fomos informados que um dos funcionários tinha sido levado para o hospital por ter inalado fumaça e estava passando mal e nossa equipe encaminhou mais dois com queimaduras de segundo grau”, afirmou Josadac.