Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de outubro de 2025 03:45

Indígenas com salário atrasado, reclamam do prefeito de Envira que foi apoiado por eles na eleição, mas não cumpre o que prometeu

(98) WhatsApp - Google Chrome (1)

Falta de alimentação na Casa de Apoio do Pólo Base é outra reclamação

Um vídeo que circula nas redes sociais, enviado à redação, mostra a insatisfação dos indígenas com o prefeito do município de Envira (AM). Eles alegam que estão com salários de merendeiras e serviços gerais atrasados e já estão na cidade para receber os salários há três semana, mas a prefeitura não fez o pagamento.

No vídeo os indígenas cobram apoio do prefeito e pedem socorro para o pagamento do salário dos parentes e também mostram sua insatisfação com a situação do Casa de Apoio do Pólo Base de Envira que não tem alimentação para os pacientes que passam necessidade, inclusive o talão de energia não foi pago.

Outra situação reclamada pelos indígenas foi a falta de apoio da prefeitura de Envira para o sepultamento de uma criança que estava hospedada na Casa de Apoio que morreu e não teve nenhum apoio para seu funeral que foi providenciado pelos próprios parentes.  O Pólo de Saúde Indígena de Envira fica localizado bem ao lado do Hospital Evaristo Rates.

Indígenas reclamam que não tiveram apoio para sepultamento de criança que faleceu na Casa de Apoio

“O senhor tem que olhar para nós, somos seres humanos, somos seus eleitores, nós lhe ajudamos, lhe apoiamos e o senhor nunca olhou para nós senhor. A equipe daqui está precisando de ajuda, o talão de luz não foi pago, não tem alimentação para os pacientes e a equipe tira dinheiro do bolso para comprar os alimentos”, disse o indígena.

Questionado sobre o pedido dos indígenas o prefeito de Envira informou que os indígenas contratados para serviços gerais e merendeiras nas escolas das aldeias ocuparam postos de trabalho no final do mês de junho e tiveram seu primeiro salário atrasado por conta da demora na entrega dos documentos necessários garantir o pagamento.

“Uma vez que os documentos de todos forem juntados não haverá demora em pagar”, disse. Quanto a reclamação da falta de apoio da Casa/Pólo Base de Saúde o prefeito informou que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tefé é o responsável e nenhum custo com sua manutenção é de responsabilidade da Prefeitura.

“No entanto, o município paga locação do imóvel, contas de luz e água e por muitas vezes, tem fornecido alimentos de forma complementar. Na verdade a reclamação tem como pano de fundo a insatisfação do indígena Canaú que quer ser contratado”, explicou o prefeito Ivon Rates sobre o questionamento.

A prefeitura de Envira tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para contratação de servidores, através de Concurso Público e a nomeação dos indígenas se torna irregular e deixa de cumprir os termos do TAC que continua vigente enquanto todos os aprovados não forem contratados.