Parceria com a Prefeitura garante nova estrutura para a UBS Pastor João Braz, com serviços ampliados e integração com o ambulatório da instituição
Cruzeiro do Sul (AC), julho de 2025 – A cidade de Cruzeiro do Sul se prepara para um avanço significativo na área da saúde com o início das obras de reforma e estruturação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pastor João Braz, no bairro João Alves. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Faculdade de Ciências Médicas Afya, que assumirá a responsabilidade pela execução da obra e gestão pedagógica do espaço.
A licitação para o serviço foi homologada pela Afya no último dia 4 de junho e, nas próximas semanas, a reforma deve sair do papel. A nova UBS irá além dos atendimentos básicos, tornando-se um centro de práticas integradas entre ensino e serviço de saúde. A unidade também contará com o suporte do ambulatório de especialidades médicas da faculdade, ampliando a rede de atenção à população local.
Segundo a diretora da Afya Cruzeiro do Sul, Simone Rigo, a iniciativa representa mais do que uma obra física. “Estamos unindo o compromisso com a formação de excelência dos nossos alunos ao impacto social direto na cidade. Essa UBS será um espaço vivo, onde ensino e cuidado caminham lado a lado”, afirma.
A reestruturação da unidade fortalecerá a estratégia de atenção primária, ao mesmo tempo em que proporcionará aos estudantes de medicina vivência prática qualificada, como preconizado pelas diretrizes do Ministério da Educação. “Fazemos parte do programa Mais Médicos e temos como missão contribuir com a consolidação do SUS. Reformar essa unidade é um passo concreto nesse compromisso”, reforça a diretora.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.