Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de setembro de 2024 16:26

Integração – Com a abertura da estrada Envirenses participam em massa junto com o prefeito Ruan Mattos do 25º Festival do Açaí, em Feijó

Sem título (13)

Uma das metas traçadas pela gestão do prefeito Ruan Mattos, eleito em 2020 o mais jovem prefeito do Amazonas e seu vice-Lira Castro, que nesses três anos e oito meses fizeram um mandato de muita harmonia pensando no desenvolvimento de Envira (AM), era de fazer a abertura do ramal que ligaria por estrada o município amazonense à Feijó (AC).

Com apoio do governador do Acre, Gladson Cameli, que não mediu esforços em fazer a abertura da estrada no lado acreano, trabalho iniciado em 2023 e parcialmente concluído neste mês de agosto, inclusive com a colocação de uma balsa para fazer o transporte dos veículos no Rio Jurupari, a conquista foi alcançada.

O prefeito Ruan Mattos e sua equipe, através de vários encontros nas Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Cidades e Territórios (SECT) com a equipe do governo do Amazonas, que teve irrestrito apoio do governador Wilson Lima, deu início em março de 2023 ao grande desafio de sonhar com uma ligação rodoviária com Feijó, no Acre.

Servidor Rômulo Matos com o secretário Executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra/AM), Gustavo, trata sobre o licenciamento ambiental para construção da estrada

 

Foram vários os encontros de cooperação técnica, que foram muito bem sucedidos, junto a equipe de governo do Amazonas, liderados pelo prefeito Ruan Mattos e pelo servidor público Rômulo Mattos, para garantir o licenciamento ambiental e a regularização fundiária para a abertura da estrada no lado amazonense.

 

O ramal entre os municípios de Feijó e Envira tem uma distância de cerca de 126 quilômetros, sendo 56 no lado acreano. A preocupação maior da gestão do prefeito Ruan Mattos é de garantir segurança alimentar e o desenvolvimento da população, bastante afetada pela severa estiagem vivenciada no Amazonas ano passado.

A possibilidade de continuidade da estiagem, que já é uma grande realizada em 2024 e afeta consideravelmente a navegação nos Rios Tarauacá e Envira era outra grande preocupação dos gestores envirenses que não mediram esforços para garantir a tão sonhada ligação rodoviária com Feijó, que agora se torna uma realidade.

O governador Gladson Cameli, através do Deracre, garantiu a abertura no lado acreano em 2022, até a beira do Jurupari, mas, em 2023 não teve obras. No lado amazonense o prefeito Ruan Mattos, ano passado, conseguiu fazer a abertura da primeira parte até a beira do Rio Jurupari. Em 2024 o governo acreano reiniciou os trabalhos e no mês de junho instalou uma balsa no Rio Jurupari para fazer o transporte de veículos e concluiu o trecho.

Governo do Acre garantiu a balsa para a travessia do Rio Jurupari

“Na área do Acre as máquinas que vieram trabalhar no Envira, dois tratores e uma PC, que já chegaram na cidade pelo ramal fizeram 30 quilômetros e o Deracre fez o alargamento e a terraplenagem. Neste ano de 2024 os trabalhos de reabertura iniciaram no mês de julho e foram concluídos parcialmente agora neste mês de agosto”, informou o Secretário Chefe de Gabinete Civil, da Prefeitura de Envira.

Desacreditados queimaram a língua. A estrada de acesso Feijó/Envira é uma realidade conquistada na gestão do prefeito Ruan Mattos e do vice Lira Castro com o apoio dos governadores Gladson Cameli, do Acre e Wilson Lima, do Amazonas 

Pastor chegou em Feijó na sua Bizinha