Primeira-dama participa de encontro com a comunidade científica na Ufam a partir desta terça-feira
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, chegou a Manaus na manhã desta segunda-feira (18) para participar do encontro da comunidade acadêmica e científica na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que ocorre nesta terça (19) e quarta-feira (20). Durante esta segunda, Janja visitou comunidades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro como membro da comitiva de mulheres da COP-30.

Em suas redes sociais, a primeira-dama divulgou imagens das visitas às comunidades Santa Helena dos Ingleses e Timbira junto a moradores e comerciantes para “conhecer algumas experiências sobre a Amazônia, sobre experiências sustentáveis para a floresta amazônica”.
PUBLICIDADE
Ao longo do dia, Janja também participou de uma roda de conversa com mulheres de comunidades do baixo Rio Negro dentro da RDS, já na região do município de Iranduba.
Evento na Ufam
Nesta terça, a primeira-dama participa, como Enviada Especial de Mulheres, de um encontro articulado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, em parceria com as universidades, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e institutos federais da Amazônia Legal para debater diversos eixos de interesse da COP-30.
O evento ocorrerá no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), localizado no setor sul do campus sede da Ufam. No primeiro dia, após a solenidade de abertura no auditório Vitória Régia, haverá uma istribuição dos debates de cada eixo temático pelos respectivos especialistas, entre 9h30 e 12h30 e entre 14 e 16h. Encerrando a programação do dia 19, ocorrerá a Plenária Final, das 17 às 18h, também no auditório Vitória Régia (CCA), quando serão apresentadas as principais recomendações para a consolidação do documento final das ICTs Amazônicas.
No segundo dia, as atividades serão realizadas no auditório Eulálio Chaves, também no setor Sul, com uma solenidade de entrega do documento ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP-30 no Brasil. Além dele e da primeira-dama do Brasil, deverá participar do evento a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.