Um projeto que merece ser valorizado
Aqueles que acompanham as redes sociais já devem ter visto, principalmente no Facebook, o trabalho que um jovem vem realizando com crianças, adolescentes e jovens em Guajará. Trata-se do Projeto Inclusão a Educação Futebol e Arte que está sendo executado desde o dia 23 de fevereiro de 2019.
O jovem Francisco Flaviano Amorim de Lima foi o idealizador e toca o projeto em Guajará. A equipe do Página Notícia em Tempo Real, informativo de Guajará, colheu algumas informações com Flaviano a respeito do projeto para conhecimento de seus leitores e o Voz do Norte também dá destaque ao projeto pela sua importância social.
“O projeto tem como objetivo principal criar uma rede de proteção social básica e amparar toda criança, adolescentes e jovens, fortalecendo cada vez mais o vínculo familiar”, destaca Flaviano que enfatiza que também visa desenvolver atividades culturais, apoiar no reforço escolar, aulas de pintura e convívio social.
Mas, sem o apoio do poder público ou outra forma de patrocínio, o projeto ainda não avançou além das atividades esportivas e aconselhamentos e atende aproximadamente setenta pessoas, entre crianças de sete anos, adolescentes e jovens com até vinte e seis anos.
Em outro trecho da conversa Flaviano destaca que os desafios são gigantes, mas com tem sua boa vontade de continuar que é ainda mais gigante por ser um projeto independente. “Nunca recebi ajuda de ninguém, nossas atividades são totalmente gratuitas e sem fins lucrativos, pois não me sentiria bem cobrar algo porque o objetivo é incluir”, afirma.
“O que faço hoje por essas crianças, adolescentes e jovens era o que gostaria que alguém tivesse feito por mim quando criança. Minha felicidade redobra quando vejo que o resultado do trabalho melhora a convivência dessas crianças, adolescentes e jovens com suas famílias e a comunidade que os mesmos estão inseridos para que a relação fortaleça vínculos entre si e que cada um proteja um ao outro no seio de uma sociedade que os deixa vulneráveis”, disse.
Flaviano enfatiza que o Projeto Inclusão a Educação Futebol Arte não é só um momento e espaço para a prática de esportes, mas também para despertar a cidadania para a mobilização coletiva em torno de objetivos comuns para que se encontre caminhos para o desenvolvimento local, usando essa paixão nacional que é o futebol”, ressalta.
O coordenador e fundados do Projeto Inclusão a Educação Futebol Arte, Flaviano Amorim, estudou Filosofia, Teologia Trinitária, Cristologia, Teologia Pastoral e outras matérias mais, do mesmo segmento, como também, fez curso como treinador de futebol classe A – Hotmart.