Cruzeiro do Sul, Acre, 9 de novembro de 2025 07:13

Judiciário acreano participa de evento nacional sobre combate ao crime organizado

3°Renorcrim-3

Juiz de Direito Alex Oivane está presente no 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim)

O Titular da Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Estado do Acre, juiz de Direito Alex Oivane, participa do 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), realizado até 28 de agosto, em Curitiba.

O evento articula estratégias integradas no combate ao crime organizado. Nele, juízes, promotores e delegados, debatem ações e medidas de fortalecimento da resposta estatal contra quadrilhas e facções criminosas, bem como promovem o intercâmbio de boas práticas e ferramentas de atuação.

Dentre os principais temas discutidos, estão: o uso da inteligência artificial na persecução penal, recuperação de ativos e gestão patrimonial, criptoativos e criminalidade econômica, operações interagências e redes colaborativas, cadeia de custódia, e parcerias com instituições bancárias e plataformas digitais na investigação criminal.

Na programação, estão previstas palestras, mesas-redondas e workshops. Ao final, espera-se estabelecer novas diretrizes e metodologias sobre o assunto, além de capacitar os profissionais que atuam no enfrentamento das organizações criminosas.

O Renorcrim é realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).