Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de novembro de 2025 14:55

Juiz de Direito Alex Oivane, avalia primeiro ano de funcionamento da granja da Apadeq implantada com recursos das Penas Alternativas

826c7265-bd98-4006-8982-5b5fcdfb811c (1)

Granja garante manutenção da entidade, terapia ocupacional e qualificação aos internos

O Juiz de Direito, Alex Ferreira Oivane, titular da Vara Cível da Comarca de Brasiléia, que iniciou sua carreira no Judiciário acreano em Rio Branco, depois exerceu a função em Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Assis Brasil e agora em Brasileia, tem sempre na sua jornada uma preocupação com o social e a recuperação das pessoas envolvidas de alguma forma com a Justiça e avalia que a dependência química é um câncer da sociedade.

Em Cruzeiro do Sul na função de Juiz Criminal deu continuidade ao trabalho realizado pelo Juiz de Direito Hugo Torquato que apostou na recuperação das pessoas que se dispunham a aceitar uma mão estendida para mudar sua vida e firmou uma parceria com a Associação dos Amigos de Parentes dos Dependentes Químicos (Apadeq) que tem a frente o administrador Raimundo Felício, popular Branco.

Dr. Alex Oivane foi recepcionado na Apadeq

Com os resultados muitos proveitosos e positivos os magistrados investiram recursos das Penas Alternativas para incentivar a recuperação de dependentes químicos, inclusive egressos do sistema prisional que na Apadeq muitos deles conseguiram depois do trabalho de desintoxicação se livrar do vício das drogas e ganharam sobriedade através do apoio dos profissionais da entidade.

Visitas as instalações e a Laboratório de Informática

Depois de cumprir seu tempo em Cruzeiro do Sul o Dr. Alex Oivane foi transferido para outras comarcas, mas manteve um apoio a Apadeq que iniciou um trabalho nos municípios vizinhos do Juruá e até do Alto Acre, com os mesmos resultados positivos, inclusive com a recuperação de prédios públicos pelos internados, além de palestras preventivas sobre a dependência química para professores, pais e alunos num trabalho de grande sucesso.

No ano passado o Dr. Alex Oivane, mesmo estando em Assis Brasil, buscou novamente a parceria da Apadeq para um novo projeto, de implantação de uma granja na unidade de Cruzeiro do Sul para garantir além da manutenção da entidade a capacitação dos internos com o objetivo de garantir uma qualificação técnica na criação de aves poedeiras proporcionando uma oportunidade para a sua sobrevivência e da sua família quando concluir o tratamento.

Na tarde desta terça-feira (22) o Dr. Alex Oivane esteve na Apadeq onde tratou com a administração da entidade sobre a implantação do laboratório de informática que está pronto para atender os internos e uma avaliação do andamento da granja que depois do investimento inicial conseguiu garantir sua sobrevivência, inclusive com a reposição de aves para a manutenção de uma boa produção e garantia da terapia ocupacional.

Veja a entrevista com o Juiz de Direito, Dr. Alex Oivane:

O administrador da Apadeq, Branco, agradece o apoio do magistrado e do Judiciário à entidade: