Em sua palestra a Dra. Gláucia Aparecida destaca a importância da oportunidade dada pelo Judiciário aos apenados e ainda a questão da violência doméstica
A Juíza de Direito, Dra. Gláucia Aparecida, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, fez uma visita a Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) para acompanhar o trabalho e também a conclusão do tratamento de internos encaminhados por ela que estarão nos próximos meses deixando a unidade.
Anteriormente lotada na Comarca do município de Mâncio Lima a Dra. Gláucia Aparecida conheceu a Apadeq através de uma recomendação do Dr. Alex Oivane, que desde 2010 utiliza a instituição no trabalho de recuperação de dependentes químicos envolvidos em processos penais que ganham uma oportunidade para pagar parte da pena fora do presídio.
A Juíza Gláucia Aparecida foi recepcionada pelo administrador da Apadeq, Raimundo Felício (Branco) e pelos internos com um louvor cantado na abertura da conversa realizada no escritório principal da unidade que atende internos encaminhados para tratamento pelo Poder Judiciário de diversos municípios do Acre.
Nesta visita a Dra. Gláucia destaca a importância do trabalho da Apadeq na recuperação dos apenados que ganham do Poder Judiciário uma oportunidade para se tratar da drogadição com a internação na instituição e destacou o fechamento de ciclo de tratamento de internos de Mâncio Lima por ela encaminhados à instituição.
Outra pauta da conversa da Juíza de Direito com os internos da Apadeq foi a violência doméstica, situação que alguns dos que estão em tratamento se envolveram, motivo de sua prisão, mas que ganharam do Poder Judiciário uma oportunidade de ressocialização e alertou para que reflitam sobre a violência doméstica para evitar que o ciclo de violência se repita.
Veja a palestra da Dra. Gláucia Aparecida aos internos da Apadeq:
Como titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul a Dra. Gláucia Aparecida informa que é a juíza responsável pelos crimes de feminicídios tentados ou consumados e está iniciando um trabalho devido ao aumento de crimes de feminicídios tentados no ano de 2024 para 2025 e alerta que a mulher precisa buscar ajuda em casos de violência doméstica.
Veja a entrevista concedida pela Juiza, Dra. Gláucia Aparecida na conclusão da visita:
O administrador da Apadeq, Branco, agradeceu mais uma visita da Dra. Gláucia Aparecida, que conheceu a instituição a quase três anos e já encaminhou diversas pessoas em situação de drogadição e violência doméstica para que sejam submetidos ao tratamento que na sua maioria tem um resultado positivo.
Atualmente a Apadeq atende internos encaminhados pelo Poder Judiciário dos municípios de Mâncio Lima, Tarauacá, Feijó e Rio Branco, alguns deles em reta final de conclusão do tratamento avaliados como recuperados que agora terão a oportunidade de retornar ao convívio social depois de ter acertado as contas com a Justiça e se livrado da dependência química.
Em sua palestra Branco destacou e agradeceu o apoio do Poder Judiciário nas pessoas dos magistrados Dr. Hugo Torquato, Dr. Alex Oivane, Dra. Gláucia Aparecida, Dr. Robson, de Feijó, Dra. Deise, de Mâncio Lima, Dra. Marilene, de Cruzeiro do Sul e a juiza da Comarca de Tarauacá.
Veja a entrevista concedida pelo administrador da Apadeq, Branco: