Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de agosto de 2025 01:12

Leia íntegra da resposta de Lula após Trump dizer “ligue quando quiser”

O presidente dos EUA, Donald Trump, (à esquerda) e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva  • Foto 1: Reuters/Leah Millis / Foto 2:

Após afirmação do presidente norte-americano, Lula se manifesta nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na noite desta sexta-feira (1°), que sempre esteve aberto ao diálogo. Isso ocorreu após o presidente estadunidense, Donald Trump, dizer que Lula poderia ligar para ele “a qualquer momento”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, (à esquerda) e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva • Foto 1: Reuters/Leah Millis / Foto 2:

A fala foi em uma rede social do presidente.

Na última terça-feira (30), a tensão entre os países aumentou após Trump oficializar as tarifas de 50% dos produtos brasileiros. As taxas passam a ser aplicadas na próxima quarta-feira (6).

Em entrevista concedida ao New York Times, também nesta semana, o presidente Lula mencionou que estava tentando fazer contato com o governo norte-americano, mas não estava encontrando “ninguém para conversar”.

Leia abaixo a nota na íntegra:

Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano.”

Sob supervisão de Fernanda Tavares