Em noite memorável, o Grande Oriente do Brasil – Acre, realizou uma sessão no histórico e centenário Templo da Loja Maçônica Fidelíssima Fraternidade Acreana, na cidade de Cruzeiro do Sul, neste sábado (30). Essa Loja, a mais antiga do Acre em trabalhos ininterruptos na mesma potência (GOB) é a instituição não-governamental mais antiga do Alto Juruá. No ano em curso, o Grande Oriente do Brasil, notadamente, no mês de junho, comemorará 200 anos de fundação à nível nacional.
O Eminente Grão-Mestre Osmir Lima deslocou-se da capital Rio Branco, acompanhado dos maçons Deusdete Nogueira e Neto Cavalcante para o grande momento. A sessão foi aberta pelo cruzeirense Narcelio Flávio Generoso, atual Venerável Mestre da Loja e Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, no Juruá. Em seguida, Generoso passou o primeiro malhête da Loja para o Eminente Grão-Mestre Osmir Lima conduzir os trabalhos.
As Lojas gobianas de Cruzeiro do Sul: Vanguardeiros do Juruá, Marechal Thaumaturgo de Azevedo, Joaquim Generoso de Oliveira, além da anfitriã, Fraternidade Acreana, prestigiaram o ato solene com comitivas de irmãos. A Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre, também, se fez presente com uma delegação de Irmãos da Loja Juruá Força e Trabalho.
Alguns irmãos receberam diplomas e medalhas de mestre. O Maçom Moacir Oliveira recebeu o título de “Grande Benemérito da Ordem” e o senhor Mário Correia foi empossado em cargo de Secretário Estadual do Grande Oriente do Brasil-Acre.
O ponto alto da sessão foi a entrega de três grandes Comendas do Regime de Recompensas da instituição. Trata-se do Mérito Dom Pedro I, o maior e mais importante reconhecimento do Grande Oriente do Brasil aos membros de sua Federação. A Comenda só é entregue aos maçons que atingem no mínimo 45 anos de dedicação à Ordem.
Receberam das mãos do Eminente Grão-Mestre o reconhecimento máximo, os Sapientíssimos Maçons: Osmiro Siqueira de Oliveira, José Rair Cavalcante de Freitas e José Orion de Freitas, que foram iniciados na Loja Fraternidade Acreana há 48 anos atrás, em 1974. Eles presidiram esta Loja Maçônica centenária, fundada por Craveiro Costa, em 1907, por vários mandatos, sobretudo, nas décadas de 1980 e 1990 e são considerados verdadeiros baluartes da Maçonaria e merecedores das grandes homenagens.
A Maçonaria do Grande Oriente do Brasil está presente em Cruzeiro do Sul há quase 115 anos e tem um histórico de grande envergadura em contribuições na área social deste municipio e do Estado do Acre.