Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de abril de 2025 01:58

Maçonaria retoma atividades com dois eventos, o programa Irmanar, em Cruzeiro do Sul e a pedra fundamental de mais uma loja maçônica no Juruá, em Mâncio Lima

MACONAIRA 8 00 CAPA

Os maçons do Grande Oriente do Brasil (a maior e mais antiga Potência Maçônica do País), realizaram dois importantes eventos na cidade de Cruzeiro do Sul, no último fim de semana. No sábado (4), o programa Irmanar retomou seus trabalhos no Acre, sob a liderança do Sapientíssimo Irmão ArquiARIano Bites Leão, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, que tem sede em Brasília-DF.

O governo da Maçonaria do GOB se assemelha aos dos Poderes da República, com Executivo Legislativo e Judiciário, independentes e harmônicos entre si. No Irmanar, que ocorreu no auditório do SENAC, foram ministradas palestras por maçons altamente graduados, como o Eminente José Augusto (Grão-Mestre de honra, Delegado Litúrgico e presidente do Tribunal de Justiça Maçônico), Narcélio Generoso (Venerável Mestre da Loja Fraternidade Acreana e Delegado Litúrgico) e Deusdete Nogueira (Deputado Federal).

O Irmanar tem por finalidade aproximar o Legislativo Maçônico dos demais poderes, das lojas e da sociedade, conhecendo seus anseios e demandas para formalizar projetos e leis assegurando uma melhor governança ao Grande Oriente do Brasil.

No domingo (5), os maçons se deslocaram para a cidade de Mâncio Lima, na parte mais ocidental do Brasil, oportunidade onde colocaram a pedra fundamental em terreno adquirido pela instituição, onde será construído mais um templo maçônico no Juruá, local que abrigará a Loja Simbólica Joaquim Generoso de Oliveira, do Rito Moderno (Francês), que tem o ilustre maçom Marcelo Rosas Cavalcante como atual Venerável Mestre.

As solenidades contaram com a presença emblemática do Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB, além do apoio do Grão-Mestre Estadual do GOB-ACRE, Eminente Maçom Osmir Lima e comitiva de maçons de Rio Branco, ainda o coordenador e ilustre Neto Cavalcante (Secretário do GOB-ACRE e Delegado Litúrgico), do Vice-Governador do Acre e maçom Wherles Fernandes da Rocha e do decano da Maçonaria cruzeirense, Eminente Maçom Osmiro Siqueira (ex-Venerável).

O Grão-Mestre Osmir Lima expressou a sua satisfação pelo sucesso dos eventos realizados no Juruá e, ressaltou a importância do recomeço das atividades maçônicas em meio a uma das maiores crises sanitárias que o mundo já conheceu. Inclusive, para a realização dos eventos foram adotados todos os procedimentos de segurança com adoção de EPIs e público reduzido.

O cerimonial agradeceu o apoio da imprensa, de forma especial, o tradicional jornal Voz do Norte, na pessoa do amigo e parceiro jornalista Elson Costa.

Por fim, as autoridades maçônicas que se deslocaram de São Paulo e Brasília, receberam alguns presentes, dentre os quais, belíssimas peças em marchetaria, obras assinadas pelo artista plástico e maçom Maqueson Pereira e foram entregues, ainda títulos de reconhecimentos a alguns membros da instituição por terem alcançado largo tempo de atividade na Ordem, a exemplo dos irmãos: Pedro Paiva, Cristóvão Correia, Mário Correia e Deusdete Nogueira.