A previsão do estudioso e mago do tempo no Acre, Davi Friale, para este domingo (11), é que poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias no mês início da primavera que terá o fenômeno do equinócio onde o dia e a noite terão a mesma duração de 12 horas em todos os países, explica Friale no site O Tempo Aqui.
Segundo Friale neste mês termina o inverno e começa a primavera no Acre e em todo o hemisfério sul do planeta. Tal fenômeno ocorrerá exatamente às 20h4min (horário de Rio Branco), do dia 22 deste mês de setembro e neste mês as chuvas começam lentamente a aumentar de intensidade e de frequência.
Chove menos no leste e no sul do estado, com acumulado entre 75 e 95mm, e mais no centro e no vale do Juruá, com acumulado entre 95 e 140mm. A temperatura média também aumenta, mas ocorrem ondas de frio polar, com queda brusca da temperatura, provocando, eventualmente, o fenômeno da friagem.
De acordo com a explicação do estudioso do clima Setembro é o mês com alta probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo. A chuva mais intensa registrada neste mês, em Rio Branco, ocorreu no ano de 2014, no dia 10, com acumulado de 95mm em apenas 24h.
Ainda sobre a temperatura Davi Friale enfatiza que o mês de agosto, no Acre, registrou recordes de mínima (10,2ºC) e de máxima (37,1ºC) do ano e também a menor temperatura ocorreu no dia 20 de agosto no município de Assis Brasil. Em Rio Branco a menor temperatura foi registrada no mesmo dia, de 12,1º C.
Apesar do forte calor durante este sábado (10) durante o dia ocorreram algumas chuvas e no início da noite mais chuva com vento e a temperatura já muda para mais amena desde o final da tarde e começo da noite.