Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de fevereiro de 2026 22:58

MAIS ATENDIMENTO Pacientes do SUS de Tarauacá, no Acre, agora contam com carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas

b710272a-7989-4312-bbd9-58b3fdcd1c1c

As carretas do governo federal já estão em todos os estados e no DF, e já levaram atendimento especializado para mais de 100 regiões de saúde, reduzindo o tempo de espera. Antes, a unidade atendeu pacientes de Brasiléia

A carreta de saúde do programa do governo federal Agora Tem Especialistas chegou, nesta sexta-feira (20), ao município de Tarauacá, no Acre. A unidade móvel oferta para as pacientes do SUS atendimentos para prevenção de câncer de mama e do colo do útero, essenciais para garantir o tratamento de doenças graves no tempo certo. Antes, essa mesma unidade móvel prestou atendimento para a população de Brasiléia.

Carreta Saúde da Mulher em Tarauacá (AC). O prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno, a vice-governadora do Acre Mailza Assis e o superintendente do MS no Acre Pedro Oliveira – Crédito da imagem: Superintendência MS Acre

“O principal objetivo do programa Agora Tem Especialistas é fortalecer serviços que já existem no território, porém em quantidade reduzida; e ainda, ofertar atendimentos que não existem. Esse aumento da oferta, possibilitado pela carreta, impacta diretamente na redução do tempo de espera para consultas e exames especializados, voltados à saúde da mulher. Tudo isso trazendo esse serviço pertinho da usuária do SUS”, explica o superintendente do Ministério da Saúde.

As pacientes da rede pública de Tarauacá, previamente agendadas e encaminhadas pela secretaria de saúde local, podem fazer consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero. Uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnico de enfermagem e enfermeiro, já está pronta para receber a população.

Além do município acreano, outras seis cidades brasileiras receberam as carretas de saúde nesta sexta: São João de Meriti e Campo Grande (RJ), Mossoró (RN), Caxias do Sul (RS), São José (SC) e Bom Jesus (PI).

Ao todo, 47 unidades móveis de saúde especializada do governo federal estão em todo o país e no DF, posicionadas em regiões de difícil acesso, alta demanda por assistência especializada ou cidades-polo, referência para atendimento de outros municípios da região. Desde outubro de 2025, quando começaram a ampliar a oferta de atendimento, as unidades móveis já reduziram o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde.

Carretas desafogam atendimento local e zeram filas em 15 municípios

Até o final deste ano, um total de 150 unidades móveis estará em funcionamento no país. Das 47 atualmente disponíveis, 33 são de saúde da mulher, nove de exames de imagem e cinco especializadas em oftalmologia. Todas estão estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais e atuam para desafogar a demanda reprimida. Quinze municípios, inclusive, já zeraram a fila por atendimento.

É o que aconteceu em Ceilândia (DF), Garanhuns (PE), Urucânia (RJ), Brasiléia (AC), Tauá (CE), Cariacica (ES), Taiobeiras (MG), Princesa Isabel (PB), Parnamirim (RN) e em Canoinhas (SC), em que todos que precisavam fazer diagnóstico de câncer de mama e exames ginecológicos receberam o atendimento. O mesmo aconteceu em Ribeirão Preto (SP) e Ariquemes (RO) para aqueles que esperavam por cirurgia de catarata.