A comunidade Pentecostes, na zona rural de Mâncio Lima, foi contemplada, na última terça-feira, 17, com mais uma edição do Programa Caminhos da Cidadania, uma grande força-tarefa que reuniu a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Governo do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Mulher. A iniciativa promoveu um dia inteiro de serviços essenciais e ações sociais, voltadas para o bem-estar e desenvolvimento da população local.

Durante o evento, os moradores tiveram acesso a diversos atendimentos na área da saúde, como consultas médicas, atendimentos odontológicos, além de serviços de fisioterapia, psicologia, assistência social e orientação jurídica. Também foram ofertados cortes de cabelo masculino e feminino, hidratação capilar e atividades educativas com as crianças da educação infantil, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que trabalhou temas como poluição dos rios, coleta seletiva e mudanças climáticas.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio da SEMULHER, e parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher, realizou rodas de conversa e escutas qualificadas com foco no combate à violência contra a mulher. Com apoio da Patrulha Maria da Penha, as equipes orientaram as participantes sobre os diferentes tipos de violência — física, psicológica, patrimonial, entre outras e ofereceram encaminhamentos quando necessário.
A ação também contemplou o setor produtivo com a entrega de um trator agrícola e uma grade aradora, fortalecendo a agricultura familiar e facilitando o trabalho dos produtores rurais da região. O esporte teve espaço garantido com a realização de um torneio de futebol de campo que movimentou a comunidade, com participação de equipes femininas e masculinas.
O Programa Caminhos da Cidadania reforça o compromisso do poder público em levar dignidade, inclusão e desenvolvimento para todas as comunidades de Mâncio Lima, promovendo cidadania por meio de ações integradas e eficazes. A ação encerrou a noite com uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores onde os parlamentares puderam ouvir as reivindicações da comunidade e apresentar o papel do parlamento mirim.
O que disseram:
“Para nós, da gestão, é gratificante estar nas comunidades rurais, levando serviços importantes como os que a população do Pentecostes recebe hoje. Sempre falamos que nosso objetivo é estar ao lado do povo, oferecendo saúde, assistência e orientações a quem está distante do centro da cidade. Conseguimos parcerias importantes com o Governo do Estado, o 61º BIS, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Câmara de Vereadores para ampliar a oferta de atendimentos.” Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima.
“Acima de tudo, avaliamos positivamente o conjunto de ações realizadas hoje nesta comunidade, com o intuito de bem servir a nossa população. A Polícia Militar estará sempre presente, garantindo a segurança pública, a paz social e oferecendo conforto à comunidade e assistência a quem mais precisa. A segurança é a segunda necessidade mais importante do cidadão, e nós não atuamos apenas de forma repressiva, mas também de forma preventiva.” Capitão Campos, Subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar.
“Esta parceria da Câmara de Vereadores com a Prefeitura e os demais órgãos é muito importante, e quem ganha é a comunidade. É um dia de muitas ações, em que a nossa população tem a oportunidade de cuidar da saúde, tirar dúvidas sobre programas sociais e, para as mulheres, um momento de esclarecimento sobre a violência doméstica. Eu, enquanto representante da comunidade, estou muito feliz e tenho certeza de que a nossa população também está.” Zeca do Pentecostes, Presidente da Câmara de Vereadores.
“Oportunidades como esta a gente tem que aproveitar. Hoje eu vim com a família a esposa, o cunhado e meu sogro e vamos utilizar todos os serviços disponíveis. Os profissionais são muito bons, e às vezes a gente não tem como comprar remédio ou ir até a cidade. Por isso, temos que aproveitar e agradecer ao nosso prefeito por esta ação.” Israel Alves de Lima, produtor rural da Comunidade Pentecostes.
“Viemos com um médico, dentista e uma fisioterapeuta, oferecendo à comunidade rural que muitas vezes sofre com dores em razão do esforço físico nas atividades agrícolas um atendimento diferenciado e novo para eles. Essa assistência é um diferencial, e o Comando de Fronteira do Juruá é um parceiro presente, onde nosso comandante, o Coronel Mathias, faz questão de que estejamos nessas ações, fazendo jus ao lema ‘Braço forte, mão amiga’.” Tenente Bardi, médico do Comando de Fronteira do Juruá/61º BIS.
Galeria de imagens:







