Ricardo da Silva, natural de São Luiz, no Maranhão, vive da arte de rua fazendo shows de malabarismo nos semáforos do país. Aos 19 anos ele iniciou a viajar pelo Brasil e sul América, aprendeu com os artistas das ruas a técnica do malabarismo, diretamente ligada ao circo, mas no caso dos moradores de rua é praticada ao ar livre e diretamente para a população.
Ele chegou em Cruzeiro do Sul, cidade que gosta muito pela tranquilidade e pela boa receptividade do cruzeirense cuja maioria trata com muito respeito as pessoas que chegam, mesmo os artistas de rua, que as vezes são tratados com desrespeito em alguns lugares. “Estou gostando muito dessa cidade”, disse.
Os equipamentos usados por Ricardo foram ao longo do tempo construídos e aprimorados por ele mesmo com informações da internet devido ao alto preço dos malabares vendidos nas lojas que na sua maioria são importados porque são poucas as fábricas de equipamentos no país e nas oficinas com apoio de soldadores ele consegue fabricar um equipamento de qualidade.
“Para mim é um espetáculo de equilibrismo com malabares que busco fazer da melhor maneira possível com outros objetos como o monociclo para agradar as pessoas que em retribuição garantem um trocado para a sobrevivência. Me sinto feliz em fazer um trabalho honesto, que as vezes para uns pode parecer sem valor, mas muitos valorizam”, disse.
Cedo da manhã Ricardo escolhe um semáforo da cidade para fazer seu show que entende como um trabalho digno e agradece às pessoas que dão sua contribuição para seu sustento. Ele tem o sonho de aprovar um projeto cultural para levar sua arte à população, inclusive, mesmo estando morando em Cruzeiro do Sul fazer seu show em outros municípios.
Veja o show do artista malabarista de rua, contribua: